Topo

Petição quer que Festival Latitude, no Reino Unido, pare de tingir ovelhas de rosa

Ovelhas pintadas de rosa no Festival Latitude, no Reino Unido - Divulgação
Ovelhas pintadas de rosa no Festival Latitude, no Reino Unido Imagem: Divulgação

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

22/07/2019 11h37

Um abaixo-assinado foi lançado pedindo que os organizadores do Festival Latitude, em Suffolk, no Reino Unido, parem de tingir de rosa as ovelhas que pastam ao redor do evento. A informação foi publicada no site da revista NME.

As ovelhas cor-de-rosa que circulam pelo festival são uma das características do evento há 14 anos. Mas organizações como Peta e RSPCA lançaram uma petição no site Change.org contra a atitude.

"Elas são seres sencientes, não são adereços de uma festa. Elas são inteligentes e sensíveis e ficam facilmente assustadas com o barulho alto e com os bêbados", diz um trecho do documento. "As ovelhas devem ser removidas dos terrenos imediatamente e essa tradição não deve continuar".

The sheep have arrived! 💖🐑🌿

A post shared by Latitude Festival (@latitudefest) on

As autoridades de East Sussex, no entanto, disseram que não têm preocupações em relação ao tingimento das ovelhas. "Estamos muito felizes que corante à base de água esteja completamente seguro e que os organizadores do festival tenham tomado todas as medidas apropriadas para garantir que os animais estejam contentes, seguros e bem cuidados", disse um porta-voz das autoridades ao jornal The Guardian.

No Twitter, os organizadores do festival disseram que as ovelhas "são pintados com tinta natural à base de água, à qual eles costumam fazer parte de sua vida normal para inseticidas e parasitas como ácaros, moscas varejeiras, carrapatos e piolhos".

O Festival Latitude ocorreu neste final de semana com shows de George Ezra, Lana Del Rey, Primal Scream e Stereophonics, que substituiu o Snow Patrol.

Ovelhas rosa no Festival Latitudes, no Reino Unido - Divulgação - Divulgação
Ovelhas rosa no Festival Latitudes, no Reino Unido
Imagem: Divulgação