Topo

James McAvoy: Como Professor Xavier lidaria com personagem de "Fragmentado"

"X-Men: Apocalipse" - Divulgação - Divulgação
James McAvoy como Professor Charles Xavier em "X-Men: Apocalipse"
Imagem: Divulgação

Eduardo Graça

Colaboração para o UOL, de Nova York

23/03/2017 04h00

James McAvoy até acha graça, mas diz que jamais passou por sua cabeça pensar em como o professor Charles Xavier, um especialista na mente humana, lidaria com Kevin, o personagem central de "Fragmentado". Ou melhor, "os personagens", assim mesmo, no plural.

No novo thriller psicológico de M. Night Shyamalan, o ator escocês de 37 anos vive nove das 23 personalidades de um sujeito com um severo distúrbio mental. E embora o universo Marvel, conforme lembra McAvoy, já tenha um personagem com um distúrbio similar ao de Kevin --o personagem encarnado pelo britânico Dan Stevens ("A Bela e a Fera") na serie televisiva "Legion", um offshoot dos X-Men--, o ator deixou de lado o Professor X ao filmar com Shyamalan.

"Em um filme como 'Fragmentado', estou tão concentrado ali, mergulhado no trabalho, que você não pensa em nada além de entender aquilo e dar o melhor de si. Todos os outros personagens que você já fez desaparecem de sua cabeça, não há mais lugar para nada", diz o McAvoy ao UOL.

Em "Fragmentado", já considerado o melhor longa de Shyalaman desde "Sinais" (2001), McAvoy dá um show de interpretação ao migrar de uma personalidade para a outra, às vezes em átimos de segundo. Kevin tem 23 personalidades diferentes, das quais nove aparecem com diálogos no filme. "Depois de ler o roteiro com calma, percebi que a única maneira de fazê-lo corretamente era pensar em cada personalidade como um personagem. Foi algo inédito para mim".

Nos melhores filmes de Shyamalan --incluindo os clássicos "O Sexto Sentido" (1999), "Corpo Fechado" (2000) e "Sinais" (2001)-- há sempre grandes atuações que vão além das reviravoltas. E McAvoy está realmente impressionante.

"Precisei de uma boa preparação para entender como 'os' Kevin funcionariam. Imagina, você muda de um para outro, às vezes em um close-up, e a câmera não vai para outro ator, fica ali. E você tem de fazer nascer na hora um novo personagem e espera que o público acredite na transformação", diz o ator. "Uma das personagens femininas, por exemplo, a Patricia, foi dificílima. Você precisa ser sutil em como você se transforma naquela pessoa. Não pode apenas colocar uma peruca e um batom e: 'Ah, agora sou uma mulher'".

Inspiração em Hitchcock

Inspirado no cinema de Alfred Hitchcock (1899-1980), Shyamalan começa "Fragmentado" com o sequestro de três adolescentes: as melhores amigas Claire (Haley Lu Richardson) e Marcia (Jessica Sula) e a garota-problema Casey (Anya Taylor-Joy). O sequestrador é o estranho Dennis, uma das identidades de Kevin.

Quando a psicanalista de Kevin, vivida pela veterana atriz Betty Buckley, descobre, através de outra personalidade, o fashionista Barry, o fio da meada que a levará até o cativeiro das meninas, a possibilidade de salvação, tanto do protagonista quanto de suas vítimas, é mínima. A solução parece estar na capacidade de Casey em interagir com o multifacetado Kevin.

"Não fiz nenhum efeito especial para ajudar o James [McAvoy]. Ele é um senhor ator, com uma fisicalidade incrível, fundamental para este papel. Ele é muito corajoso e acho que a experiência dele no teatro o ajudou muito", diz Shyamalan. "A única coisa que tentei fazer para ajudá-lo era tentar filmar uma personalidade por dia, mas nem sempre foi possível. As cenas em que ele muda de um personalidade para a outra foram das mais difíceis, porque tínhamos de deixar claro o motivo para a mudança súbita".

Uma franquia para Shyamalan

Em "Fragmentado", McAvoy é instrumental no que parece ser a construção de uma nova franquia por Shyamalan, que, sem muitos spoilers, retorna a personagens antigos e uma aparição um tanto surpreendente de um de seus atores-fetiche. As surpresas vão se sucedendo em uma história que atesta o retorno à forma deste cineasta americano de origem indiana de 46 anos.

"O filme gira em torno do aparecimento de uma personalidade de Kevin, a 24ª, que deveria permanecer adormecida. Mas não a vejo como o grande vilão da história, e sim como um ser evangélico, missionário, que acredita estar ali para proteger todas as outras personalidades, entre elas uma criança, Hedwig, outro que me deu um trabalho danado para fazer sem cair na caricatura", lembra McAvoy, que deve voltar a aparecer em um próximo "Fragmentado", ao lado de dois parceiros importantes de Shyamalan: Bruce Willis e Samuel L. Jackson.