Topo

Produtor nega que "FIFA" dê uma forcinha pra quem está perdendo

Será que a polêmica continuará em "FIFA 18"? Game terá Cristiano Ronaldo como astro em sua capa - Divulgação/Electronic Arts
Será que a polêmica continuará em "FIFA 18"? Game terá Cristiano Ronaldo como astro em sua capa Imagem: Divulgação/Electronic Arts

Do UOL, em São Paulo

12/06/2017 15h01

Uma das grandes conspirações acerca dos últimos games da série "FIFA" diz respeito a um suposto sistema do jogo que beneficia quem está perdendo. A artimanha funcionaria de forma a dificultar as jogadas e diminuir as chances de sucesso em passes e chutes, por exemplo, do time que está em vantagem, de modo a equilibrar os jogos.

Isso ganhou força recentemente, quando um jogador descobriu uma suposta referência para a função escondida no código do jogo.

De acordo com o produtor Sam Rivera, porém, não existe qualquer função do tipo nos games da série. "Nós não temos uma razão para colocar algo assim no jogo", afirmou, em entrevista ao jornal britânico The Sun, durante um evento de "FIFA 18".

De acordo com o produtor, a equipe do jogo se concentra em entender os conceitos do futebol e aplicá-los ao game. "Por exemplo, se você controla o Cristiano Ronaldo e tenta chutar sempre no canto esquerdo do gol, ele nem sempre conseguirá fazer isso. E há muitas razões para tal, como a pressão da defesa, o uso da perna mais fraca e a distância da bola em relação ao corpo. Nós tentamos entender isso e colocar no jogo".

Rivera também credita alguns lances - a favor do jogador ou não - à sorte. "Se a bola passa pelo goleiro ou algo assim, isso acontece por algum tipo de bug. E isso é uma questão de sorte. É uma combinação de fatores", diz, também ressaltando que os jogadores, quando estão sob pressão, tendem a cometer mais erros.

Não é a primeira vez que alguém da EA responde sobre esse tema. Ou seja: a polêmica deverá continuar firme e forte no próximo jogo da série, "FIFA 18".