Topo

Em crise, Theatro Municipal do Rio celebra 108 anos com eventos gratuitos

A cantata ?Carmina Burana?, apresentada em maio no Theatro, volta à programação comemorativa - AFP PHOTO / YASUYOSHI CHIBA
A cantata ?Carmina Burana?, apresentada em maio no Theatro, volta à programação comemorativa Imagem: AFP PHOTO / YASUYOSHI CHIBA

Do UOL, em São Paulo

14/07/2017 12h15

O oponente Theatro Municipal do Rio de Janeiro chega aos seus 108 anos com uma programação comemorativa, mesmo que nos últimos meses o equipamento tenha passado por uma crise financeira.

Em maio, funcionários protestaram contra salários atrasados e a falta de investimentos que vêm deteriorando o funcionamento do teatro com um espetáculo de ópera e música clássica na escadaria no prédio, na Cinelândia.

Nesta sexta-feira (14), dia do aniversário, o Theatro estará de portas abertas para receber o público com uma programação extensa e diversificada, contando com apresentações dos três corpos artísticos da instituição (ballet, orquestra e coro), além da participação de convidados especiais. 

O programa gratuito começou com a Banda Marcial, dos Fuzileiros Navais, nas escadarias, seguido de “Um espetáculo de operetas”, com a Academia de Ópera Bidu Sayão.

A partir do meio-dia, o Theatro recebe três balés, “Alegria Russa”, “Mozart” e “Les Sylphides” com os alunos da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa. As Visitas Guiadas também funcionarão com entrada fraca nos horários de 13:30, 14:00, 14:30 e 15:00, e contarão com programação especial.

Ao final da Visita, Sacha Rodrigues fará uma homenagem a seu avô Nelson Rodrigues, lendo um texto no qual o dramaturgo nos conta como foi a estréia de “O Vestido de Noiva”.

Às 15h30, será encenado, no foyer do teatro, “A morte do cisne”, número de balé com piano e violoncelo, dançado por Deborah Ribeiro, primeira solista do Balé do Theatro Municipal. Às 16h o público poderá assistir aos Pequenos Mozart e Amadeus, conjunto de violinos composto por crianças a partir de 3 anos que se vestem com roupas da época do grande compositor Wolfgang Amadeus Mozart.

Às 17h30, Deborah volta a apresentar “A Morte do Cisne”, dessa vez no Salão Assyrio, junto com o cantor popular Marcio Gomes, que interpretará canções da época do rádio, tango e boleros.

Coroando a programação de domingo, a Orquestra Sinfônica, o Coro e o Ballet do Theatro Municipal apresentarão, às 20h, a cantata “Carmina Burana”. Com coreografia assinada por Rodrigo Negri, primeiro solista do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A cantata composta pelo alemão Carl Orff foi apresentada em curta temporada em junho atingindo sucesso de público e crítica.