Topo

Qual é o nome do mundo de "Game of Thrones"? George R. R. Martin responde

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

21/09/2017 04h00

Os fãs de "Game of Thrones" sabem muito bem que a série da HBO e os livros de George R. R. Martin narram as disputas pelo Trono de Ferro de Westeros. Outros continentes, como Essos e Sothoryos já apareceram na obra, mas você já se perguntou em que planeta a guerra dos Tronos acontece?

Durante muito tempo, o mundo das "Crônicas de Gelo e Fogo" não teve um nome. Mas, respondendo a um fã em seu blog, George R. R. Martin deu um nome para o planeta: Terra. Bem, algum equivalente da Terra, ao menos. O escritor foi questionado com a seguinte pergunta: "Se você sentar com um Maester e perguntar a ele em que planeta ele vive, ele deve ter uma resposta, certo?"

"Ele provavelmente chamaria esse mundo de Terra", respondeu Martin. "Claro, talvez não com essa mesma palavra já que ele estaria falando a língua Comum e não inglês. Mas a palavra significaria Terra".

Coisas de outro mundo

O escritor das "Crônicas de Gelo e Fogo" sugere que os nomes que conhecemos da série e dos livros são traduções do idioma chamado em Westeros de Língua Comum, um dialeto que não é falado na nossa Terra e portanto, só conhecemos a forma como são traduzidos para os nossos idiomas - assim, só saberiamos o nome traduzido do planeta.

Em uma outra conversa com fãs, o site Westeros.org, Martin explicou que o mundo de "Game of Thrones" é redondo, assim como o nosso. "Mas talvez seja um pouco maior", disse, comparando o mundo de sua fantasia medieval com "Big Planet", dos romances de Jack Vance.

ACOMPANHE UOL JOGOS NO YOUTUBE!

O mundo de "Game of Thrones" é tecnologicamente mais avançado do que o de Jack Vance, apesar de ter mais ou menos o mesmo tamanho: Westeros pode ser comparada com a Inglaterra do século XV (a Guerra dos Tronos é baseada levemente na Guerra das Rosas), mas com as dimensões da América do Sul.

Essas explicações, porém, não resolvem algumas dos enigmas de "Game of Thrones", como a longa e irregular duração das estações, por exemplo.

A oitava temporada de "Game of Thrones" estreia em 2018. Ainda não há uma data definida para o lançamento do próximo livro de "As Crônicas de Gelo e Fogo".