Topo

Já tem brasileiro fazendo gols pelo PSG... no "FIFA"!

Reprodução
Imagem: Reprodução

Barbara Gutierrez

Do UOL, em São Paulo

09/08/2017 04h00

Antes de Neymar ser contratado pelo Paris Saint-Germain, um brasileiro já brilhava na linha de ataque do clube francês. Seu nome? Rafael Fortes, mais conhecido como Rafifa.

O carioca de 22 anos pode até bater um bolão, mas como o apelido já sugere, seu negócio não é com a bola no pé. Rafifa é conhecido como um dos melhores pro players de "FIFA" do Brasil, chamando atenção do clube francês a ponto de ser convocado para defender a camisa do PSG em março deste ano.

Não é por menos, já que suas conquistas são notáveis: além de ser bicampeão brasileiro e campeão pan-americano, o jogador agora vai disputar pela quarta vez o Fifa Interactive World Cup, mundial do game que ocorre de 16 a 18 de agosto em Londres.

Onde tudo começou

Rafael nem imaginava que jogar "Super Mario Wold" por horas a fio quando criança o levaria a algum lugar, muito menos o significado de experimentar seu primeiro "FIFA: Road To World Cup 98" no PC.

Foi só aos 17 anos que ele pensou em participar de um torneio do simulador de futebol. "Competitivamente, a minha primeira experiência foi em um campeonato de uma empresa de telefonia em 2012", diz ao UOL Jogos.

Rafifa 2 - Reprodução - Reprodução
Quando fala de valores, ele é discreto: "Tenho todo o suporte e estrutura para poder me dedicar somente ao game e ao meu crescimento dentro do cenário."
Imagem: Reprodução

"Nesse torneio consegui 2º lugar no estado do Rio de Janeiro e 4º no Brasil, o que me deu uma visão de que poderia ter sucesso nessa área. Na época, eu jogava somente contra meu irmão e contra a CPU."

De 2012 até os dias atuais, a jogatina tornou-se profissão. O pro player cresceu a ponto de firmar acordo com a organização E-SportFlix e ser disputado por um dos maiores clubes franceses de futebol.

A multa rescisória não foi astronômica como a de Neymar, com custo de € 222 milhões para o PSG, porém a equipe também teve que pagar por Rafael, que hoje tem contrato firmado até 2019.

Fazendo história

Rafael é o primeiro brasileiro a representar um clube de futebol europeu nos eSports. Em maio, viajou até Paris a pedido do clube: "Fui ao centro de treinamento em Saint-Germain e o Parc des Princes e tive contato com jogadores como Marquinhos, Lucas, Matuidi e Pastore."

Rafifa1 - Reprodução - Reprodução
Rafael em seu encontro com Marquinhos, jogador que atua na defesa do PSG. "Conhecer os jogadores de nível mundial que jogo no videogame foi uma experiência mágica", lembra Rafifa.
Imagem: Reprodução

Apesar de ainda não ter conhecido Neymar, ele adoraria encontrar o craque. "Sei que ele é um apaixonado por games como 'CS:GO' e o próprio 'FIFA'. Seria um sonho ter a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente e quem sabe jogar umas partidas."

E por falar nisso, é interessante notar que, mesmo em um meio recheado de astros do futebol, o carioca é o maior fã de um outro pro player, amigo pessoal do Neymar.

"O FalleN [brasileiro jogador de "Counter-Strike: Global Offensive" da SK Gaming, considerada uma das melhores equipes do mundo] é um dos meus ídolos nos eSports. Tive a oportunidade de jogar com ele no 'Encontro das Lendas' e o conhecendo pessoalmente, entendi o porque de tanto sucesso e reconhecimento no trabalho do Verdadeiro."

Rafifa encontro - Reprodução - Reprodução
Rafifa participou do "Encontro das Lendas", evento que reunia os jogadores da SK Gaming para um encontro com fãs e outros pro players brasileiros.
Imagem: Reprodução

Futuro

Atualmente, Rafael se dedica ao "FIFA" e à sua faculdade de Relações Públicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Sua rotina inclui treinos de 2 a 3 horas por dia e no período noturno, ele frequenta as aulas da UERJ.

Quando questionado sobre o futuro, o jovem diz que quer terminar a faculdade. "Claro que num momento de crescimento do cenário de 'FIFA', as oportunidades acabam sufocando e o estudo acaba indo para um segundo plano, mas pretendo seguir enquanto puder fazer as duas coisas."

Por fim, o UOL Jogos lançou o desafio: qual é a melhor forma de utilizar Neymar na escalação do PSG dentro do game? Rafifa respondeu:

"Claro que só teremos essa oportunidade na próxima edição do 'FIFA', mas a minha dica hoje seria usar ele como um ponta direita, com o Di Maria na ponta esquerda, Cavani de centroavante e Draxler centralizado. Esse quarteto chuta bem, é forte física e tecnicamente e criará muitas oportunidades de gol para o seu time."

E aí, Unai Emery - anotou todas as dicas do pro player?

ACOMPANHE UOL JOGOS NO YOUTUBE!