Topo

E se o Batman e o Coringa fossem a mesma pessoa? Nova HQ responde

Divulgação
Imagem: Divulgação

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

18/09/2017 16h27

Não são poucas as histórias que exploram a tensa relação de inimigos entre Batman e o vilão Coringa.

Seja nas HQs, cinema, games e desenhos animados, todas as mídias mostram diversas facetas desse conflito.

Algumas obras ousam até repensar elementos fundamentais dessa dualidade, como na saga Flashpoint, em que o Flash reescreve a história de partes do Universo DC. Na nova realidade, Bruce Wayne está morto e o pai dele, Thomas, é o Batman, enquanto a mãe dele, Martha, é o Coringa.

Mas e se o Batman e o Coringa fossem a mesma pessoa?

Esta é a principal premissa que guia "Dark Nights: Metal", nova saga com roteiro de Scott Snyder e arte de Greg Capullo.

Nela, criaturas de uma realidade alternativa chamada Multiverso Sombrio, formado de pesadelos do Batman, estão invadindo o mundo dos heróis DC.

Vilões de Dark Nights: Metal - Divulgação - Divulgação
Versões sinistras do Batman são os novos inimigos da Liga da Justiça
Imagem: Divulgação

Acontece que muitas dessas criaturas são combinações malignas do Batman com outros membros da Liga da Justiça e o aparente líder deles é o "Batman que Ri", mistura do Cavaleiro das Trevas com o Palhaço do Crime.

Com a inteligência de Bruce Wayne e toda a maldade do Coringa, o Batman que Ri tem a ajuda de um grupo de Robins canibais com aparência de vampiro - e que ficam gritando "Corvo" o tempo todo.

Damian Wayne - Dark Nights - Divulgação - Divulgação
Que fofinho! Versão sinistra de Damian Wayne também aparece em "Dark Nights: Metal"
Imagem: Divulgação

Eles ficam presos a correntes, como se fossem coleiras, com a exceção de um, chamado de filho pelo vilão.

Com um uniforme diferente de Robin, cabelo verde e maquiagem que lembra o Coringa (de rosto branco e lábios vermelhos), o menino parece ser uma versão dos pesadelos de Damian Wayne, o filho do Batman.

Em publicação nos EUA, "Dark Nights: Metal" vai ter seis edições, mas vai afetar também outras revistas da editora e ter outras publicações adicionais, focando em cada versão malvada do Batman.