Topo

Brasileiro "Gabriel e a Montanha" ganha dois prêmios no Festival de Cannes

Cena do Filme "Gabriel e a Montanha" - Reprodução
Cena do Filme "Gabriel e a Montanha" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

25/05/2017 15h34

Único longa-metragem brasileiro no Festival de Cannes 2017, “Gabriel e a Montanha” ganhou dois prêmios na Semana da Crítica (Semaine de la Critique) nesta quinta-feira (25). Dirigida por Fellipe Gamarano Barbosa, a produção brasileira foi reconhecida com o prêmio Visionário e o prêmio Fondation Gan.

O diretor brasileiro Kleber Mendonça Filho, que concorreu à Palma de Ouro em 2016 com "Aquarius", é o presidente do júri da Semana Crítica, mostra paralela à disputa no Festival de Cannes.

"É uma honra enorme", disse Barbosa, que dedicou os prêmios especialmente à sua equipe, que lhe seguiu "nessa viagem louca" do jovem economista Gabriel Buchmann, amigo pessoal de Barbosa, à África, que culminaria em sua inusitada morte, ao tentar escalar uma montanha no Maláui, 2009.

O filme teve boa acolhida do público – nas duas primeiras sessões, para o público e a imprensa, foi aplaudido.

Barbosa estava no cinema em que foi exibida a primeira sessão do seu filme em Cannes. “Eu sei que tem gente, uma meia dúzia, que saiu da sala [durante a sessão], e na hora fiquei angustiado. Mas no final, olhei para trás, e vi que tinha muita gente chorando. Fiquei muito arrepiado... A verdade é que eu estou já há um mês chorando”, diz, referindo-se a quando soube que seu longa participaria do festival.

* Com informações da EFE