Topo

Pior do que Magneto? X-Men enfrentam o risco de serem expulsos dos EUA

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

04/08/2017 12h03

O novo inimigo dos mutantes é o Congresso norte-americano

Os X-Men estão entre os heróis mais populares de todos os tempos. Nascidos com super-poderes que os colocam à parte da raça humana, os mutantes da Marvel sempre lutaram contra o preconceito e pela aceitação das diferenças. Eles derrotaram sentinelas, Magneto, invasores do espaço e já salvaram o mundo várias vezes. Mas na edição mais recente de "X-Men: Golg", eles enfrentam um novo inimigo: o risco de serem expulsos dos EUA.

Tudo começa na história intitulada "Kitty vai para Washington", onde a atual líder da equipe, Kitty Pryde, é convocada para se apresentar diante do Congresso, onde um grupo de senadores estuda o projeto de lei chamado "Ato de Deportação Mutante", que propõe expulsar do país todos os portadores do gene X.

Kitty Pryde em Washington - Reprodução - Reprodução
Em "X-Men: Gold nº 9", Kitty Pryde vai para Washignton tentar impedir a aprovação de uma lei de deportação. O governo quer mandar todos os mutantes embora dos EUA.
Imagem: Reprodução

Quando Kitty fala que deportar as pessoas assim é contra os direitos dos americanos e contra os direitos humanos, um senador diz uma frase bem assustadora: "Mutantes não são humanos. Não me importa se isso soa politicamente incorreto, essa é a verdade". Os congressistas explicam que os mutantes são armas ambulantes e que custam caro para os EUA, sendo um custo e um risco para a segurança.

A X-Men compara a ideia de deportar mutantes americanos com a prisão dos japoneses americanos em campos de concentração, o que realmente aconteceu, durante a Segunda Guerra Mundial.

Na próxima edição...

Apesar dos esforços de Kitty - e da mutante salvar esse mesmo senador de um atentado na mesma edição - o Ato de Deportação recebe votos o bastante para ser enviado para o Senado.

Ao mesmo tempo, o Omega Vermelho reaparece na Rússia e os X-Men terão que viajar até lá para lidar com o inimigo. Como a mídia e o governo dos EUA vão encarar essa passagem repentina por Moscou? A resposta deve rolar na próxima edição de "X-Men: Gold", que sai este mês nos EUA, com a segunda parte de "Kitty vai para Washington".

Não é a primeira vez que os X-Men lidam com ameaças mais próximas ao mundo real. Os mutantes sempre foram uma metáfora para a questão dos direitos civis e algumas das sagas mais famosas do grupo envolveu a ameaça de líderes religiosos e políticos - inclusive colocando o grupo do mesmo lado de seus adversários, como Magneto e Emma Frost.