Topo

Filme resgata inflação de 1993 e criação do Plano Real; veja trailer

Do UOL, em São Paulo

20/03/2017 08h00

Com a economia em crise, o cinema brasileiro abre as portas para falar sobre o tema com “Real – O Plano por Trás da História”. O filme vai contar a criação do Plano Real, colocado em prática em 1994 para superar inflações que chegavam a 40% ao mês. O primeiro trailer foi lançado nesta segunda-feira (20) com exclusividade pelo UOL.

Inspirado no livro “3.000 Dias no Bunker – Um Plano na Cabeça e um País na Mão”, de Guilherme Fiuza, o filme de Rodrigo Bittencourt (“Totalmente Inocentes”) adota o tom de 'thriller político' e mostra os bastidores dos governos de Itamar Franco (Bemvindo Sequeira) e Fernando Henrique Cardoso (Norival Rizzo). O personagem principal é o economista Gustavo Franco, interpretado por Emílio Orciollo Netto, considerado "o cabeça" por trás da nova moeda.

O UOL visitou o set de filmagens em São Paulo durante o processo do impeachment de Dilma Rousseff e entrevistou parte do elenco, que garantiu: Não se trata de um filme ‘tucano’. “Estamos fazendo um filme absolutamente apartidário. Você vê aqui no elenco, muitos são contra o impeachment, outros são a favor”, contou o produtor Ricardo Fadel Rihan.

O elenco conta também com Paolla Oliveira, Mariana Lima, Tato Gabus Mendes, Juliano Cazarré, Cássia Kis e Klebber Toledo. A estreia está prevista para 18 de maio.