Topo

Kevin Smith irá doar receitas futuras de filmes feitos com Weinstein

Kevin Smith está decepcionado com Harvey Weinstein - Reprodução/Imdb
Kevin Smith está decepcionado com Harvey Weinstein Imagem: Reprodução/Imdb

Do UOL, em São Paulo

18/10/2017 09h07

O cineasta Kevin Smith, famoso por filmes como “O Balconista” e “O Império do Besteirol Contra-Ataca”, quer colaborar com as mulheres de Hollywood após a revelação dos assédios cometidos pelo produtor Harvey Weinstein contra mais de 40 mulheres.

Smith, que teve sua carreira impulsionada pelo executivo nos anos 1990, prometeu doar as receitas futuras de todos os seus filmes ligados a Weinstein para a ONG Women in Film, que se dedica a promover um ambiente igualitário para as mulheres na indústria cinematográfica.

“Toda a minha carreira é ligada a esse homem”, disse o cineasta durante o seu podcast, “Hollywood Babble-On”. “Foi uma semana muito esquisita. Eu só queria fazer filmes, é isso. É por isso que vim e fiz ‘O Balconista’. Mas nenhuma p**** de filme vale isso. Tipo, minha carreira inteira, f***-se, pode levar. Está envolta em algo horrível”.

Smith expressou a sua decepção com Weinstein. “Não estou procurando simpatia. Sei que não é minha culpa, mas eu não ajudei. Eu sentei para falar desse cara como se ele fosse um herói, como se ele fosse um amigo, como se ele fosse meu pai, e ele mudou a minha vida. E eu falava para outras pessoas ‘você pode sonhar, você pode fazer coisas, e esse homem vai divulga-las’. Eu estava exaltando uma pessoa que eu não conhecia”.

“Eu não conhecia o homem sobre o qual estão falando na imprensa. Ele claramente existe, mas esse homem nunca se mostrou para mim”, continuou.

Segredo de Hollywood

No início de outubro, uma reportagem publicada pelo "The New York Times" revelou que Harvey Weinstein assediou mulheres durante décadas. Dias depois, a revista "New Yorker" publicou sua própria reportagem sobre o tema -- dessa vez, com acusações de estupro.   

Com o passar dos dias, o número de denúncias explodiu. Nomes de peso da indústria, como Angelina Jolie, Gwyneth Paltrow, Mira Sorvino e Rosanna Arquette também acusaram o produtor. Weinstein, que ao lado do irmão Bob construiu uma fábrica de sucessos de bilheteria, com 80 premiações do Oscar e mais de 300 indicações, deixou o seu cargo na empresa que fundou e foi expulso do Sindicato dos Produtores e da Academia. 

Nesta terça-feira uma outra atriz famosa revelou que foi abusada por Weinstein. Lena Headey, a rainha Cersei de "Game of Thrones", falou que o produtor insinuou uma vaga em um filme em troca de sexo. "Eu entrei no meu carro e chorei", escreveu a atriz em seu Twitter.