Topo

Autoridades britânicas negam status de religião aos Jedi

Anakin Skywalker é apresentado ao Conselho Jedi em "Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma" - Divulgação
Anakin Skywalker é apresentado ao Conselho Jedi em "Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma"
Imagem: Divulgação

20/12/2016 15h03

A Comissão da Caridade, o órgão do governo britânico que registra e fiscaliza organizações de beneficência, determinou que o Jediísmo, a adoração da mitologia dos cavaleiros de Jedi da série de filmes "Star Wars", não é uma religião. O departamento rejeitou um pedido que daria status de instituição de caridade ao Templo da Ordem de Jedi.

A decisão afirma que "o Jediísmo não promove melhorias éticas ou morais" especificadas na legislação que regula esse tipo de instituição na Inglaterra e no País de Gales. Além disso, justifica que o movimento "não possuía os elementos espirituais e não seculares" que fundamentam uma religião.

Segundo o órgão, não há provas suficientes de que a "melhora moral" estaria no centro das convicções e práticas do Jediísmo, além de não haver "coerência, coesão ou seriedade", característicos de um verdadeiro sistema de crenças.

Para ser classificada como uma religião, esclarece a comissão, seria necessário comprovar os impactos positivos na sociedade em geral e, na percepção do órgão, o Jediísmo pode ter um foco interno, concentrado em seus próprios membros.

Dados do Censo de 2011 revelam que 177 mil pessoas se declaram jediístas quando questionadas sobre sua religião, o que a tornaria a sétima mais popular na região.

De piada a crença

Mestre Yoda empunha seu sabre de luz - Divulgação - Divulgação
Mestre Yoda foi o Grão Mestre da Ordem Jedi durante as Guerras Clônicas
Imagem: Divulgação
Tudo começou como uma resposta irônica de alguns ateus no Censo de 2001 do Reino Unido - a pergunta sobre crença religiosa foi incluída pela primeira vez naquele ano. Por causa disso, 390 mil pessoas se disseram "seguidoras da Força".

Mas enquanto alguns apenas ironizavam, outros decidiram levar a sério as mensagens de Guerra nas Estrelas e propuseram construir um sistema de crenças e um código religioso inspirado na franquia de filmes.

E, embora o número de adeptos tenha caído no decorrer do tempo por causa da queda da popularidade da "pegadinha", o Jediísmo tem mais seguidores que os rastafáris e os jainistas no Reino Unido, de acordo com os dados do Censo de 2011.

Segundo o líder da Igreja do Jediísmo no Reino Unido, Daniel Jones, os Jedis vão continuar a fazer trabalhos de caridade mesmo sem o status legal. Ele afirmou ainda estar convencido que o movimento mudará de status em cinco anos, conquistando o título de religião.

Para Kenneth Dibble, consultor jurídico-chefe da Comissão de Caridade, "a lei relativa ao que é e não é uma caridade evolui continuamente e, como neste caso, pode ser influenciada por decisões em outras áreas. Nosso papel é crítico em interpretar e explicar o que a lei considera uma instituição de caridade".

O que é o Jediísmo?

  • De acordo com a Ordem do Templo de Jedi, o Jediísmo é baseado na observação da "Força", descrita como "um poder ubíquo e metafísico" que os Jedis acreditam ser a natureza subjacente e fundamental do Universo.
  • Os Jedis não acreditam em um deus, mas a fé seria na "Força" e no valor inerente de toda vida dentro dela.
  • Eles acreditam na vida eterna através da "Força" e, por isso, não são "obcecados no luto por aqueles que morrem".
  • A definição de Jediísmo diz que a religião é "uma inspiração e um modo de vida" para aqueles que assumem "o manto de Jedi".
  • A Doutrina Jedi reconhece que há "espaço para que os seguidores simplesmente vejam o Jediísmo como uma filosofia ou modo de vida" - alguns dos adeptos preferem evitar a palavra religião.