Topo

Um ano para esquecer? Não para os sertanejos mais "tops" do Brasil

Marília Mendonça, Matheus e Kauan, Bruninho, Gusttavo Lima e Maiara e Maraisa - Montagem/UOL
Marília Mendonça, Matheus e Kauan, Bruninho, Gusttavo Lima e Maiara e Maraisa
Imagem: Montagem/UOL

22/12/2016 12h01

O ano de 2016 é para esquecer? Para muitos sim, mas para alguns artistas que alcançaram o topo das paradas não há motivos. Eles lançaram CDs, DVDs, foram os mais tocados, lotaram shows e arrebataram público enorme por onde passaram.

A cantora Marília Mendonça, que até 2015 só era reconhecida como compositora, teve sua música "Infiel" como a segunda mais tocada nas rádios de todo Brasil, com mais de 65 mil execuções até novembro. A cantora aproveita a boa fase para seguir com os shows e só tira férias em março, em local que ainda não foi escolhido. Na noite do dia 24, a "Adele" do sertanejo apresenta-se na cidade de Natal (RN) e no dia 25, em Crateús, no Ceará. Depois segue para Alagoas, onde fará o show da virada em Maceió.

As irmãs Maiara & Maraisa também seguem na mesma pegada. Despontaram no Top10 Brasil com "Medo Bobo" e tocaram mais de 60 mil vezes nas rádios. No dia 24, fazem show em Iracê (BA) e, no dia seguinte, seguem para a cidade de Oeiras, no Piauí.

Wesley Safadão também tem muitos motivos para pegar a Ciroc e brindar o ano que chega ao fim. "Coração Machucado" caiu no gosto dos fãs e as rádios tocaram mais de 38 mil vezes, mas até o momento não está entre os 10 do ano. Quem sabe isso muda até dia 31 de dezembro...A lista final sai em 3 de janeiro.

Luan Santana, Matheus & Kauan, Gusttavo Lima e Bruninho & Davi já sabem o gostinho de estar entre os mais tocados. Eles apareceram na lista de 2015 e repetem o sucesso em 2016. Com exceção de Gusttavo Lima, eles não estão entre os 10 mais nos dados parciais da Crowley.

A música "Que Pena Que Acabou", de Gusttavo Lima está na nona posição com mais de 50 mil execuções nas rádios de todo o Brasil, duas vezes mais que em 2015. Recém casado, o cantor vai passar o Natal em família, no Réveillon fará show no estacionamento do Serra Dourada, em Goiânia. E em março, fará uma lua de mel com a esposa.

Os irmãos Matheus e Kauan, autores do  sucesso "Decide Aí", ficam com a família na chácara em Itapuranga, em Goiás. Depois fazem show na noite do dia 31, em Maceió, e Recife. Bruninho e Davi curtem o Natal com as famílias em Curitiba (PR), animam fãs na noite da virada na Riviera de São Lourenço, litoral de São Paulo.

Férias? Só depois do Carnaval, quando Davi vai para Campo Grande com a família e Bruninho para a Califórnia surfar. Afinal, todos eles merecem!

Aqui está a lista dos 10 mais tocados em 2016 nas rádios (jan a nov/2016):

1. Zé Neto e Cristiano - "Seu Polícia" - 69.028 execuções
2. Marília Mendonça - "Infiel" - 65.520 execuções
3. Marcos & Belutti - "Romântico Anônimo" - 64.679 execuções
4. Eduardo Costa - "Pronto Falei" - 64.077 execuções
5. Victor & Leo - "Vai me Perdoando" - 62.143 execuções
6. Maiara a Maraisa - "Medo Bobo" - 60.499 execuções
7. Jorge & Mateus - "Sosseguei" - 55.651 execuções
8. Henrique & Diego - "Esqueci Você" - 55.090 execuções
9. Gusttavo Lima - "Que Pena Que Acabou" - 54.408 - execuções
10. Henrique & Juliano - "Como é Que a Gente Fica" - 52.156 execuções

O hip-hop JÁ É a música popular brasileira

Performance de Erick Jay no IDA World na Polônia

UOL Entretenimento

Para o hip-hop, 2016 também foi um ano importante. Mano Brown lançou seu primeiro álbum solo, o disco póstumo de Sabotage ganhou ótima repercussão, Dexter, RaelCriolo também com novos trabalhos. E na cena DJ, quem se destacou foi o brasileiro Erick Jay, velho conhecido dos bailes de black music.

Erick Jay coleciona prêmios nacionais e já havia participado de outros campeonatos internacionais, mas foi este ano que ele faturou o primeiro lugar de dois renomados prêmios mundiais. Em setembro, ele faturou o primeiro lugar na categoria World Supremacy Champions, do DMC World Supremacy Champions, em Londres. Por conta deste desempenho, ele foi convidado para disputar o IDA World, na Polônia, na mesma categoria. De lá, Erick Jay saiu com o disputado primeiro lugar.

A coluna levou um papo com o DJ do programa "Manos e Minas" (TV Cultura):

O que significa pra você fechar um ano tão difícil com dois prêmios?
Erick Jay: Na tempestade tudo deu certo pra mim, pro hip-hop e pra cena DJ. Os patinhos feios passaram a ser campeões do mundo.

Como você vê o futuro do hip-hop no Brasil?
O hip-hop será a música popular brasileira. Já é, mas a grande mídia tem que olhar melhor. Estamos nos estruturando pra isso.

Como será o futuro da cena DJ?
Espero que essas vitórias abram portas e sejam grandes passos para os próximos DJs que irão disputar os campeonatos. Temos mais DJs no Brasil do que na Europa. Os investidores precisam olhar para isso.

Na frente dos gringos

O Festival Batuque, que acontece todos os anos no Sesc Santo André - com nomes da black music - teve maior procura na segunda noite por conta do show do Criolo. A atração internacional Digable Planets, que fecharia os shows sábado e domingo, só fez isso no primeiro dia. No domingo, a banda de Nova York tocou primeiro e o encerramento ficou a cargo do rapper do Grajaú.

Criolo subiu ao palco ao som de DJ Marco e com o parceiro Dan Dan. 

Capa do novo álbum do Biquini Cavadão - Divulgação - Divulgação
Capa do novo álbum do Biquini Cavadão
Imagem: Divulgação
Bons ventos

No final de janeiro, o Biquini Cavadão lança o CD "As Voltas Que o Mundo Dá", pela gravadora Coqueiro Verde.

O disco foi gravado no estúdio Nas Nuvens, no Rio, entre os dias 10 de maio e 12 de agosto de 2016.

As 12 faixas que compõem o álbum foram produzidas por Liminha, que também tocou baixo. A faixa "Beijar Sem Fim" tem a participação de Izabella Brant, mulher do vocalista Bruno Gouveia.

O trabalho coroa a boa fase que a banda viveu em 2016 com shows por todo o Brasil e a conquista do público paulistano.

Presente de Natal

 

Sérgio Britto, do Titãs, fez versão de quatro músicas ao piano para presentear os fãs neste Natal. Cada dia da semana, ele solta uma versão em sua página oficial no Facebook

As escolhidas foram "Sol e Água Limpa" (do vídeo acima), "Flores", "Enquanto Houver Sol" e nesta quinta ele publica "Epitáfio".

Por questões técnicas, ele gravou primeiro o áudio e posteriormente o vídeo, por isso, em alguns trechos dá pra notar a falta de sincronicidade. Mas como diz o velho ditado: "Cavalo dado não se olha dos dentes".

Pre-pa-ra!

•O Sampa SP reúne Thiaguinho, Pixote, Belo, Turma do Pagode e Samprazer na sexta (23), no Espaço das Américas, em São Paulo. 
 
DJ Marlboro e Buchecha se apresentam  nesta sexta (23) na Fundição Progresso, no Rio.
 
Paralamos do Sucesso cantam sucessos dos 35 anos de carreira nos dias 12, 13 e 14 de janeiro, na Choperia do Sesc Pompéia, em São Paulo.
 
Simone & Simaria cantam no dia 26 de janeiro, no Chevrolet Hall, Em Belo Horizonte.
 
Andrew Tosh faz o "Peter Tosh Celebration" dia 9 de fevereiro, no Cine Joia, em São Paulo.