Topo

Quem são os Novos Mutantes, time adolescente dos X-Men que vai ganhar filme

Reprodução
Imagem: Reprodução

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

22/05/2017 11h22

HQ criada nos anos 1980 é a próxima aposta da Fox no cinema

O sucesso de "Deadpool" e "Logan" deu um novo fôlego para a Fox, ao menos quando o assunto são os filmes estrelados por mutantes da Marvel. A próxima investida da produtora na telona é "Novos Mutantes", previsto para estrear em abril de 2018 e que já tem no elenco as atrizes Maisie Willians (a Arya Stark de "Game of Thrones") e Anya Taylor-Joy (a Casey de "Fragmentado").

Outros dois longa metragens com heróis mutantes chegarão ao cinema em 2018: "Deadpool 2" e "Fênix Negra" - ambos estrelados por personagens populares dos filmes da Fox. Já os Novos Mutantes são bem conhecidos dos fãs veteranos dos quadrinhos, mas não desfrutam da mesma popularidade dos X-Men em outras mídias. Quem só conhece os heróis mutantes do cinema pode estar se perguntando: afinal, que grupo é esse?

A resposta está na distante década de 1980, quando "Fabulosos X-Men" se tornou um dos maiores sucessos da Marvel nos quadrinhos - dando origem a todo tipo de produto e, claro, novas equipes de super-heróis mutantes.

Escola para jovens superdotados

Quando a Marvel criou os X-Men, em 1963, um dos diferenciais da super equipe era a faixa etária de seus membros: Ciclope, Garota Marvel, Anjo, Fera e Homem de Gelo eram adolescentes e viviam em uma escola para jovens superdotados. Com o passar do tempo, o time de heróis mutantes cresceu e os dias de sala de aula ficaram para trás.

Novos Mutantes - Reprodução - Reprodução
Os Novos Mutantes resgatam a atmosfera juvenil dos "X-Men" originais, mas com a diversidade característica do grupo nos anos 1980.
Imagem: Reprodução

Mesmo possuindo alguns integrantes mais jovens, como Kitty Pride, a segunda formação do grupo (aquela com Wolverine, Tempestade e Colossus) estava mais próxima das equipes tradicionais que viviam sob o mesmo teto, como Os Vingadores, por exemplo. A "escola do professor Xavier" era mais uma base de operações do que uma instituição de ensino.

Foi só em 1982 que o escritor Chris Claremont, autor de muitas das melhores aventuras dos X-Men, e o artista Bob McLeod, decidiram resgatar a atmosfera mais juvenil da Escola para Jovens Superdotados do condado de Westchester, com a criação dos Novos Mutantes.

O momento era ótimo para isso: "Fabulosos X-Men" era um sucesso editorial e a Marvel queria publicar mais revistas estreladas por heróis mutantes. "Novos Mutantes" foi a primeira de muitas novas equipes que surgiram no embalo da fama de Wolverine e companhia.

A primeira turma dos Novos Mutantes criada por Claremont e McLeod combinavam o conceito dos X-Men originais, adolescentes com poderes únicos acolhidos pelo professor Xavier, e a diversidade étnica da equipe principal na época:

. Sam Guthrie, o Míssil, é um dos líderes da equipe, um garoto de 16 anos e meio caipira, mas capaz de ficar invulnerável quando sai voando;
. Xi'an Coy Manh, a Karma, é a líder original e integrante mais velha do grupo. A vietnamita de 19 anos pode dominar a mente dos outros;
. Danielle Moonstar, a Miragem, é uma nativo-americana capaz de criar ilusões tridimensionais;
. Roberto da Costa, o Mancha Solar, é um bilionário brasileiro. Aos 14 anos, Beto é dotado de super-força ao armazenar energia solar em seu corpo;
. Rahne Sinclair, a Lupina, é a integrante mais nova do time. A escocesa de 13 anos é muito religiosa e vive em conflito com seu poder mutante, que a transforma em uma lobisomem. Ela será interpretada por Maisie Willians no filme da Fox.

Outros mutantes entraram para a equipe nos anos seguintes, incluindo Douglas Ramsey, o Cifra, capaz de se comunicar em qualquer linguagem, Illyana Rasputim, a Magia, irmã de Colossus e eventual rainha da dimensão infernal Limbo (e personagem de Anya Taylor-Joy no filme de 2018), Amara Aquilla, a Magma, e o alienígena Warlock, responsável pela introdução do vírus Tecnorgânico na Terra.

Que fim levou?

As aventuras dos Novos Mutantes duraram até 1991 e abordaram questões típicas da época, como aceitação de diferenças, racismo, sexualidade, depressão e morte. Com foco tanto nos conflitos heróicos entre os jovens e supervilões quanto no relacionamento entre eles e no crescimento pessoal de cada um, seus personagens ganharam importância não só entre os mutantes da Marvel, mas também em arcos maiores, como a saga "Inferno", onde demônios vindos do Limbo invadem a Terra.

O vírus tecnorgânico de Warlock é o mesmo que infectaria o filho de Ciclope, Nathan Summers. Levado para o futuro para sobreviver, o personagem se tornaria o super-soldado telepata Cable, principal adversário de Apocalipse.

Junto com alguns dos membros dos Novos Mutantes, Cable viria a fundar a X-Force, um grupo mais ativo do que os X-Men nas causas mutantes, com posições rígidas e atitudes um tanto questionáveis - eram os anos 1990 e heróis certinhos já não faziam sucesso… mas essa é uma história para outra ocasião.

Maise Willians - Divulgação - Divulgação
Favorita dos fãs de "Game of Thrones", a atriz Maisie Willians vai interpretar a metamorfa Lupina em "Novos Mutantes"
Imagem: Divulgação

O filme "Novos Mutantes" chegará ao cinema em 18 de abril de 2018 e será dirigido por Josh Boone (de "A Culpa é das Estrelas").