Topo

Cem anos após ser escrito, 'novo' livro de J.R.R. Tolkien chega às lojas

Divulgação/Houghton Mifflin Harcourt
Imagem: Divulgação/Houghton Mifflin Harcourt

Do UOL, em São Paulo

01/06/2017 14h56

J.R.R. Tolkien não é apenas o criador de "O Senhor dos Anéis", mas também um dos mais prolíficos autores de fantasia do século passado. Ao longo de sua carreira, o escritor publicou vários outros contos com temáticas semelhantes ao do grande épico que fez sua fama.

Nesta quinta-feira (1º), outra dessas histórias foi publicada nos EUA, cem anos após ter sido escrita.

Originalmente, o conto de Beren e Lúthien tinha sido publicado como parte da antologia "O Silmarillion". Mas um dos filhos do autor, Cristopher, resolveu compilar várias versões da história e sua evolução em um novo livro, batizado simplesmente de "Beren and Lúthien".

O livro conta com ilustrações de Alan Lee, que já desenhou para algumas edições de "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit".

Conforme descrito no "Silmarillion", Beren é um homem humano e Lúthien uma elfa imortal que se apaixonam. Juntos, eles recebem a missão de roubar uma das gemas Silmaril de Melkor, o ser maligno supremo da Terra-média.

Em uma carta publicada em 1972, J.R.R. Tolkien relatou que escreveu a primeira versão de "Beren and Lúthien" em 1917, pouco tempo após servir o exército britânico na Primeira Guerra Mundial. Para contar a história, ele inspirou-se na Batalha do Somme, que tirou a vida de vários de seus amigos, e em suas interações com Edith Mary Bratt, a mulher com quem ele eventualmente se casaria.

Ainda não existe confirmação de um lançamento brasileiro de "Beren and Lúthien".