Topo

Quem é Doutora Veneno? Conheça a vilã do filme "Mulher Maravilha"

Reprodução
Imagem: Reprodução

Barbara Gutierrez

Do UOL, em São Paulo

01/06/2017 13h16

A Mulher-Maravilha é um ícone reconhecido mundialmente. Mesmo quem não é fã de quadrinhos sabe quem é a principal super-heroína da DC Comics. Alguns de seus vilões também são populares, como Ares ou a Mulher-Leopardo. Mas... Quem raios é Doutora Veneno, inimiga da princesa amazona no filme que estreia hoje (1º) nos cinemas?

Mesmo não sendo uma antagonista super-conhecida, faz todo sentido que a Doutora Veneno tenha participação no novo filme da Mulher Maravilha. Afinal de contas, assim como Diana, a vilã também foi criada por William Moulton Marston e teve papel importante no começo das histórias em quadrinho da heroína.

A personagem apareceu pela primeira vez em 1942 na Sensation Comics #2 e originalmente era chamada de Princesa Maru, sendo uma especialista em venenos e chefe de pesquisas químicas do exército japonês.

Doutora Posion - Reprodução - Reprodução
Daria para imaginar com este nome, né?
Imagem: Reprodução

Na época, a Doutora participava ativamente da Segunda Guerra Mundial como líder de um grupo de espiões nazistas. Seu objetivo era envenenar a água do exército norte-americano com uma droga chamada 'Reverso', que confundiria o cérebro dos soldados para que eles fizessem exatamente o oposto do que haviam sido mandados.

Inicialmente, a vilã escondeu seu gênero nas histórias em quadrinhos. Por utilizar sempre máscara e um traje químico, a revelação de que Doutora Veneno era uma mulher ocorreu só depois da Mulher Maravilha tirar suas vestes por completo.

Oposto da Mulher-Maravilha

Martson criou a Doutora Veneno para ser o oposto da Mulher-Maravilha. A heroína é bela e exibe o corpo atlético. A vilã tem o rosto desfigurado e esconde até mesmo que é uma mulher. Assim como Diana, ela cresceu entre a realeza, mas em uma sociedade dominada pelos homens. Vítima de muitos sofrimentos, a vilã se delicia causando dor aos outros. No filme, a Dra. Maru desenvolve um gás tóxico capaz de controlar as mentes de toda a humanidade.

Nos dias de hoje

A personagem ficou sumida por um tempo, até o final dos anos 1990, quando uma nova versão da Doutora Veneno - ou melhor, a neta da primeira cientista do mal - reapareceu nas histórias da amazona.

Doutora Veneno - Reprodução - Reprodução
Sua sucessora (foto) honrou o nome tradicional e tornou-se uma preocupação para a Mulher Maravilha, atacando vítimas inocentes com toxinas mortais. Tal vó, tal neta.
Imagem: Reprodução

O destino da Doutora original foi cruel, sendo que ela acidentalmente se matou com sua fórmula de 'Reverso'.

Sendo assim, a jovem Doutora (na foto ao lado) entrou para a Sociedade Secreta de Supervilões e foi designada com a função de coletar amostras de solo de diversos locais ao redor do mundo aonde já haviam ocorrido genocídios.

Foi assim que ela teve papel crucial na criação do antagonista Genocídio. Atualmente, Doutora Veneno tem um papel muito mais de assassina do que de cientista do mal, em uma tentativa de atualização de roteiro.

Os quadrinhos atuais da Mulher-Maravilha são publicados no Brasil pela Panini. O longa-metragem "Mulher-Maravilha" estreou hoje (1º) no país.