Topo

História do pai de Andy em "Toy Story" é triste; e bota triste nisso

Woody e Buzz Lightyear - Divulgação
Woody e Buzz Lightyear
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

24/06/2017 15h30

Por essa ninguém esperava. A verdadeira história do misterioso pai de Andy, o garoto cujos brinquedos ganham vida em "Toy Story", foi revelada e é muito triste. A maioria pensava que os pais de Andy eram divorciados ou o pai tinha morrido, já que ele nunca apareceu em nenhum filme da franquia. Mas não é bem assim.

O design de produção Mike Mozart revelou que foi consultor no primeiro capítulo da série, que estreou em 1995. O roteirista e amigo Joe Ranft contou a ele que na verdade o pai de Andy tinha o mesmo nome do filho e foi a única criança do mundo que teve o Woody, já que recebeu o cowboy como um protótipo. 

Acontece que Woody não foi comercializado, porque o programa no qual ele foi baseado acabou sendo cancelado. Em 1959, o menino foi diagnosticado com pólio e teve que destruir todos os seus brinquedos para a própria segurança.

Mas, claro, que alguns se salvaram. Woody, Slinky e o Sr. Cabeça de Batata foram os únicos resgatados por Andy, que não conseguiu se desfazer dos companheiros e os aguardou em uma caixa.

Quando estava já deteriorado pela doença, bem mais velho, o pai chamou Andy para lhe dar um presente. Era uma chave de uma caixa escondida no sótão. O garoto, obediente, subiu as escadas, pegou o baú e voltou, mas o pai já tinha morrido.

A casa é a dos avós do garoto, basta ver os retratados espalhados nas paredes que mostram um menino de óculos, pai de Andy

A criança só abre a caixa depois do funeral do pai. O trio de brinquedos acorda depois de muito tempo e acredita que Andy, na verdade, é o dono original, já que não sabem da triste história.

Essa tragédia responde a algumas perguntas dos filmes: por que de Woody não se lembra de sua história? Como que a palavra "Andy" escrita no pé de Buzz Lightyear é diferente da marca no pé do cowboy? Por que Al, personagem que aparece em "Toy Story 2", fica fascinado por aquele (exótico) brinquedo?

Alguns detalhes adicionais poderão ser explicados em "Toy Story 4", que chega aos cinemas em 2019.