Topo

James Dean inspirou pose de luta de Ultraman, diz dublê do herói japonês

Bin Furuya refaz pose de luta de "Ultraman" na CCXP 2017 - Paulo Pacheco/UOL
Bin Furuya refaz pose de luta de "Ultraman" na CCXP 2017 Imagem: Paulo Pacheco/UOL

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

10/12/2017 17h11

Convidado pela CCXP 2017 (Comic Con Experience) para falar sobre os 50 anos de "Ultraseven", o ator japonês Bin Furuya falou neste domingo (10) mais sobre sua série anterior, "Ultraman". No painel em homenagem ao tokusatsu --expressão japonesa para filme de efeitos especiais--, ele relembrou os tempos em que foi dublê do primeiro grande herói nipônico.

Como dublê de Ultraman, Furuya criou as poses de luta e os golpes do personagem japonês conhecido mundialmente. Questionado se o herói lutava curvado por causa da roupa apertada, o ator revelou que a pose foi inspirada no galã norte-americano James Dean (1931-1955).

"Fazia o Ultraman do jeito que eu queria. Vocês podem não saber, tinha um ator, o James Dean. Eu gostava muito da atuação dele e peguei de um filme em que tinha que agachar um pouco. Foi essa pose que usei", contou Furuya.

O ator japonês recordou que foi escolhido como dublê por ser "o mais alto e o mais magro" entre os atores disponíveis: "Sem audição, não tive que fazer teste nenhum".

Ultramen - Reprodução - Reprodução
O herói japonês Ultramen
Imagem: Reprodução

Um fã perguntou a Bin Furuya por que a máscara do Ultraman era tão feia. "No começo, ele falava. A máscara foi feita para abrir a boca. Mas acharam estranho, então fechei a boca e a próxima máscara foi fechada", respondeu o ator.

Ele também contou que os profissionais que construíam as maquetes choravam ao ver as obras sendo destruídas nas cenas de luta: "Ultraman tinha 40 metros e a maquete, 1 metro. Mas eu sofri para quebrar aquilo. No treino, eu acabava quebrando e a pessoa que fez chorava, porque no treino a gente tinha que quebrar mesmo para ver como ficaria. Ele tinha que refazer de madrugada", disse, fazendo o público rir.

Um ano depois de "Ultraman", Furuya interpretou Amagi em "Ultraseven", papel considerado por ele como um troféu após sofrer tanto como dublê.

"Logo que começaram as filmagens [de 'Ultraman'], tive machucados, febre, usavam água, fogo, gasolina. Todo dia era sofrido por mim, eu vivia machucado porque não estava acostumado com aquilo. 'Ultraseven' foi um prêmio depois de tudo que passei", afirmou.

"Ultramen" estreou no Japão em 1966 e foi exibida no Brasil entre as décadas de 1970 e 1980, primeiro no "Programa do Capitão Aza", da TV Tupi, e depois no programa do Bozo, no SBT, junto com "Ultraseven".