Topo

Vencedor de três Oscars, Daniel Day-Lewis anuncia aposentadoria, diz site

Daniel Day-Lewis ganha seu terceiro Oscar em 2013 por sua performance em "Lincoln" - Getty Images
Daniel Day-Lewis ganha seu terceiro Oscar em 2013 por sua performance em "Lincoln" Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

20/06/2017 16h27

Três vezes vencedor do Oscar, Daniel Day-Lewis, 60, anunciou que vai se aposentar da atuação. A informação foi divulgada pela revista “Variety” e confirmada pela porta-voz do ator, Leslee Dart.

"Daniel Day-Lewis não vai mais trabalhar como ator", afirmou Dart à publicação. "Ele é imensamente grato a todos os seus colaboradores e público ao longo dos muitos anos. Esta é uma decisão privada e nem ele nem seus representantes farão qualquer comentário sobre este assunto."

Cena de "Gangues de Nova York", de Martin Scorsese - Reprodução - Reprodução
Cena de "Gangues de Nova York", de Martin Scorsese
Imagem: Reprodução
Protagonista de “O Último dos Moicanos”, “Em Nome do Pai” e “Gangues de Nova York”, Day-Lewis foi muitas vezes considerado um dos maiores atores de sua geração.

Seu primeiro papel de destaque no cinema veio em 1985, em “Minha Adorável Lavanderia”. Quatro depois ganharia seu primeiro Oscar de melhor ator em “Meu Pé Esquerdo”, ao viver o escritor e artista deficiente físico Christy Brown.

No início do ano, o britânico iniciou as filmagens de “Phantom Thread”, drama ambientado no mundo da moda dos anos 1950 com estreia prevista para dezembro de 2017 e direção de Paul Thomas Anderson, com quem Day-Lewis trabalhou em “Sangue Negro”, em 2007. O papel do inescrupuloso magnata do petróleo Daniel Plainview lhe rendeu o segundo Oscar da carreira.

Anos mais tarde, o ator voltou a receber elogios e prêmios pelo convincente retrato do presidente americano Abraham Lincoln, no drama “Lincoln” (2013), dirigido por Steven Spielberg.

sangue negro - Divulgação - Divulgação
Daniel Day-Lewis em "Sangue Negro"
Imagem: Divulgação