UOL Música

Publicidade

Lançamentos em DVD 12/10/2007

PAULINHO DA VIOLA "Acústico MTV"
Na música "14 Anos", Paulinho fala que seu pai o aconselhou a ser "doutor", em vez de seguir a carreira de músico. Ainda bem que ele não deixou seu samba encabulado de lado. Exatos 50 anos depois, e aos 64 de idade, o compositor lança o DVD "Acústico MTV Paulinho da Viola", cujo repertório de 21 músicas desfila por sucessos antigos, quatro inéditas e duas canções não tão conhecidas. O trabalho resultou numa primorosa produção, digna de quem faz com talento o que tanto gosta, após todo esse tempo. E se tornou um dos maiores sambistas da história.

O álbum não é mais do mesmo, fato comum quando se trata do formato acústico, porque Paulinho esteve à frente da escolha do cancioneiro (a única intromissão da gravadora foi a inclusão de "Nervos de Aço", de Lupicínio Rodrigues) e trabalhou detalhadamente as melodias com os músicos e suas três cantoras de apoio, entre elas Cristina Buarque.

O cantor revelou três novas pérolas: "Vai Dizer Ao Vento", "Bela Manhã" e "Ainda Mais", essa última em parceria com Eduardo Gudin. Da Viola ainda musicou "Talismã", cuja letra é de autoria de Arnaldo Antunes e Marisa Monte. Deu mais dois tiros certeiros: reviveu "Amor É Assim" e "Foi Demais", lançadas originalmente no disco "Zumbido" (1979). Não deixou faltar "Timoneiro", "Coração Leviano", "Sinal Fechado", "Para Um Amor no Recife" e "Pecado Capital". É só mudou o arranjo de "Tudo Se Transformou", agora mais lenta.

O DVD traz mais sucessos do que a versão em CD -entre eles "Dança da Solidão", "Onde A Dor Não Ter Razão", "Argumento", "Foi Um Rio Que Passou Em Minha Vida" e "Só O Tempo", além de um making of precioso, que conta com depoimentos de Elton Medeiros, Arnaldo Antunes e dos músicos que acompanham o cantor há uma longa data, a exemplo de Didinho, que está com ele faz 37 anos. A MTV também teve o cuidado de contextualizar didaticamente com legendas e fotos quem foram os criadores do samba carioca, à medida em que Paulinho explicava sua história com o ritmo, no bairro de Botafogo, no Rio.

O "Acústico MTV Paulinho da Viola" é um deleite sobre a trajetória de um verdadeiro phD do samba.(GABRIELA BELÉM)
Gravadora: Sony / BMG Preço médio: R$ 35


ARQUIVO
por ordem cronológica
09/06/2010

Ben Harper flerta com rock setentista em DVD ao vivo no festival de jazz de Montreal

14/05/2010

"Wonderland" mostra Big Country datado e que não ganhou charme com o passar do tempo

21/04/2010

DVD traz comemoração de 15 anos do Pearl Jam com show na capital chilena pela primeira vez

30/03/2010

DVD ao vivo de George Michael mostra cantor sem vigor no palco

11/02/2010

DVD do Scorpions gravado no Brasil faz aquecimento para auto-celebração que deve reger turnê de despedida

05/02/2010

Registro mostra volta de Iggy & The Stooges aos palcos após 27 anos

29/01/2010

Victor & Leo recebe Alcione e Renato Teixeira no palco do DVD "Ao Vivo e Em Cores"

19/01/2010

Billy Idol lança DVD com show "de volta aos velhos tempos"

28/09/2009

DVD ao vivo de Maria Cecília & Rodolfo é registro fiel do show da dupla

03/06/2009

Foo Fighters condensa 15 anos de carreira em DVD ao vivo

Mais Lançamentos