Boicote? Por que grandes popstars não vão dar as caras na festa do Grammy
Eles são grandes artistas, rendem milhões de dólares para a indústria todos os anos, mas não vão dar as caras naquele que é considerado o principal prêmio da música, o Grammy Awards. Justin Bieber, Drake, Kanye West e Frank Ocean ficarão de fora da cerimônia de entrega dos gramofones neste domingo (12), em Los Angeles.
Os canadenses Justin Bieber e Drake estão indicados na principal categoria, de álbum do ano, que só tem mais três concorrentes: Beyoncé, Adele e Sturgill Simpson. Ou seja, há boas chances de o palco ficar vazio quando o principal prêmio da noite for entregue.
Justin Bieber ainda concorre com canção do ano e melhor performance solo com "Love Yourself" e melhor álbum vocal pop com "Purpose".
Drake é um dos líderes em indicações, perdendo apenas para Beyoncé neste quesito. Além de álbum do ano, ele tem mais sete: melhor álbum de rap, canção rap e performance rap/cantada, performance de rap, canção R&B, gravação do ano (melhor música) e melhor performance de duo.
Kanye West concorre com seu "The Life of Pablo" na categoria melhor álbum de rap. Ao lado de Drake, ele também é um dos artistas favoritos com outras sete indicações, todas em categorias de rap.
E apesar de ter dois álbuns recentes e aclamados pela mídia, Frank Ocean não aparece na lista de indicados por um único motivo: ele não quis inscrever seus trabalhos. Foi a partir da decisão e da justificativa dele que os boicotes começaram.
Grammy? Tô fora
-
Frank Ocean
Frank Ocean explicou que não inscreveu seus dois álbuns mais recentes e aclamados pela crítica, "Endless" e "Blonde", para o Grammy porque "certamente essa instituição tem uma importância nostálgica", dando a entender que é uma premiação para dinossauros. "[O Grammy] não representa muito bem as pessoas que vêm de onde eu venho, e que aguentam o que eu aguento". Ocean disse ainda que acho que o sistema de nomeação e premiação "datado". Em 2013, o cantor Frank Ocean se consolidou como novo nome forte do pop ao se destacar no Grammy, levando os prêmios melhor álbum urbano contemporâneo por seu disco de estreia, "Channel Orange", e de melhor colaboração de rap, por "No Church In The Wild", parceria com Jay Z e Kanye West.
-
Kanye West
Kanye West, que já causou muito nas cerimônias do Grammy (foi lá que a treta com a Taylor Swift começou), está bem na dele desde que foi internado com um surto psicótico pouco antes do Natal. Mas, antes da internação, o rapper já havia dito que não iria ao Grammy se Frank Ocean não fosse um dos indicados. Acontece que o próprío Frank nem quis se inscrever. E agora, será que Kanye vai manter sua palavra? Mas além de apoiar Frank Ocean, Kanye West também disse que boicotaria o evento por outro motivo. Ele alega que, mesmo tendo recebido 21 prêmios nas cerimônias anteriores, nenhum deles foi concorrendo com um artista branco. Sendo o Kanye fica difícil afirmar com 100% de certeza que ele não estará lá no domingo, mas com todos os fatos recentes é bem provável que ele realmente não apareça.
-
Justin Bieber
Justin Bieber concordou com Frank Ocean e, por isso, também decidiu não ir à 59ª edição da premiação. Para ele, o Grammy não é relevante e nem representativo, principalmente para artistas jovens. Apesar de já ter sido indicado antes, foi só no ano passado que Bieber conquistou o 1º Grammy da carreira e comemorou com fãs nas redes sociais: "Nós conseguimos". O prêmio foi de melhor gravação de dance por "Where Are Ü Now", colaboração dele com Skrillex e Diplo. Mas os motivos de Bieber para mudar de ideia tão rápido sobre o Grammy podem ir além da música. Tudo indica que Selena Gomez, a ex dele, e o rapper The Weeknd vão aparecer juntos como um casal pela primeira vez. Melhor evitar a torta de climão, né, Bieber?
-
Drake
Drake não chegou a se posicionar publicamente sobre os motivos de sua ausência no Grammy, mesmo sendo um dos mais indicados da noite. Mas também não fez nenhum esforço para remarcar sua apresentação em Manchester, na Inglaterra, que coincide com a data da cerimônia de entrega dos gramofones, em Los Angeles. Impossível cumprir dois grandes compromissos nos Estados Unidos e na Inglaterra no mesmo dia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.