Música

Há dez anos, Luan Santana era "gurizinho" e subia em um palco pela 1ª vez

Do UOL, em São Paulo

11/08/2017 04h00

 

Bela Vista, Mato Grosso do Sul, 11 de agosto de 2007. O Gurizinho de Jaraguari subia no palco pela primeira vez na carreira para um show na cidade de 23 mil habitantes. Dez anos depois, o gurizinho é Luan Santana, um dos cantores mais populares do Brasil com dez discos lançados e apresentações que reúnem até 150 mil pessoas.

O cantor também ostenta a marca de fenômeno nas redes sociais, São 15 milhões de seguidores no Facebook, 14,5 milhões no Instagram e 9 milhões no Twitter. O perfil no YouTube soma mais de 1,6 bilhão de visualizações. Ainda em 2014, Luan foi o primeiro cantor brasileiro a conquistar 1 milhão de inscritos na plataforma. Hoje são 5 milhões.

No aniversário de dez anos de carreira de Luan Santana, relembramos ano a ano os principais fatos da vida e do trabalho do cantor. Um show marcado para o dia 19 de agosto no Citibank Hall, em São Paulo, vai celebrar oficialmente a data.

A apresentação especial terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do artista e participação de Whindersson Nunes e Bianca Andrade, a Boca Rosa, youtubers que farão o pré e pós show para os fãs que acompanharem a comemoração pela internet.

A evolução de Luan Santana

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    2007

    Um vídeo no YouTube (que na verdade é apenas um áudio com uma foto) publicado em 17 de abril de 2007 trazia uma versão de Luan Santana cantando a música "Falando Sério". O sucesso da versão da canção de Elizandra Santos foi tão grande na região do MS que as pessoas passaram a pedir a faixa nas rádios. Foi daí que surgiu o convite para o primeiro show de Luan. Atualmente, o vídeo tem 1,2 milhões de visualizações.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    2008

    Aos 17 anos, Luan Santana tinha que dividir a agenda cheia de shows com a conclusão dos estudos. Foi em 2008 que saiu "Tô de Cara", o primeiro disco do cantor pelo selo próprio LS Music. A gravadora Som Livre relançaria o disco em fevereiro de 2009. Hoje fora de catálogo, o disco é considerado uma raridade. No site Mercado Livre existem algumas poucas cópias ofertadas por valores que vão de R$ 400 a R$ 1.500.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    2009

    O ano do "Meteoro", literalmente. Foi em 2009 que Luan Santana ganhou fama nacional com o hit composto por Sorocaba, da dupla Fernando e Sorocaba, que também viria a gerenciar a carreira do cantor através de seu escritório. Luan tocou para 85 mil pessoas em sua cidade natal, Campo Grande, durante a gravação do primeiro CD e DVD ao vivo. No mesmo ano ele estreia na Festa do Peão de Barretos.

  • Imagem: Divulgação/TV Globo
    Divulgação/TV Globo
    Imagem: Divulgação/TV Globo

    2010

    Luan Santana fechou 2010 como o maior vendedor de discos do Brasil com o sucesso do CD e DVD ao vivo em Campo Grande. Muito popular entre os adolescentes, ele fez uma participação em "Malhação", da Globo. Em 11 dezembro de 2010 gravou outro disco ao vivo, dessa vez no Rio de Janeiro, com uma mega produção avaliada em 4 milhões de reais e participação da dupla Zezé Di Camargo e Luciano e de Ivete Sangalo.

  • Imagem: Marlene Bergamo/Folhapress
    Marlene Bergamo/Folhapress
    Imagem: Marlene Bergamo/Folhapress

    2011

    Luan Santana foi um dos convidados de honra do programa de estreia de Hebe Camargo na RedeTV!. O cantor também fez seu primeiro show internacional em 2011, no evento Brazilian Day, em Nova York. O ano, no entanto, marcou uma das primeiras polêmicas da carreira dele. Convidado para cantar o hino nacional na abertura da Fórmula Indy, em São Paulo, ele foi vaiado pelo público e bastante criticado na internet.

  • Imagem: Wanezza Soares/UOL
    Wanezza Soares/UOL
    Imagem: Wanezza Soares/UOL

    2012

    Em 2012, Luan Santana lançou o disco "Quando Chega a Noite". Mas o que realmente marcou o ano do cantor foi o anúncio do namoro com a estudante de moda Jade Magalhães. Flagrados aos beijos em uma boate em setembro de 2012, o cantor levou um mês para assumir oficialmente a relação. Eles terminaram em março de 2013. Entre idas e vindas, eles reataram em dezembro e, discretos, estão juntos até hoje.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    2013

    Luan Santana foi o cantor escolhido para cantar para o papa Francisco em sua visita ao Rio de Janeiro durante a Jornada Mundial da Juventude. Luan também lançou "O Nosso Tempo é Hoje", CD e DVD gravado em Itu, no interior de São Paulo. O trabalho acabou ganhando uma indicação ao Grammy Latino como melhor disco de música sertaneja, mas perdeu para a dupla Chitãozinho e Xororó.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    2014

    Ano de parceria internacional de peso. Luan Santana foi convidado por Enrique Iglesias para cantar trechos em português da canção "Bailando" e voou até Cuba para gravar o clipe ao lado do astro espanhol. Além disso, ele teve sua primeira experiência como apresentador de TV no programa "Sai do Chão", da Globo. Foi neste ano também que Luan Santana foi homenageado pelo YouTube como o primeiro cantor brasileiro a atingir a marca de 1 milhão de inscritos.

  • Imagem: Graça Paes/Photo Rio News
    Graça Paes/Photo Rio News
    Imagem: Graça Paes/Photo Rio News

    2015

    Luan Santana ganhou sua primeira biografia, escrita pelo jornalista Ricardo Marques e que revelou uma tentativa de sequestro do cantor em 2010. Ele também lançou o disco "Acústico", com novos sucessos como "Escreve Aí" e "Chuva de Arroz" e versões mais suaves de hits anteriores como "Meteoro" e "Te Vivo". Ele também se mudou de Campo Grande para São Paulo, onde mantém uma mansão em Alphaville.

  • Imagem: Rafael Cusato/Brazil News
    Rafael Cusato/Brazil News
    Imagem: Rafael Cusato/Brazil News

    2016

    Que roupa é essa, Luan? E os cabelos? 2016 marca uma mudança radical no estilo do cantor sertanejo, que começa a apostar em uma onda mais pop. A grande novidade é o disco de duetos femininos "1977", que traz parcerias com Ivete Sangalo, Sandy, Anitta, Marília Mendonça, Ana Carolina e a atriz Camila Queiroz. As baladas "Dia, Lugar e Hora" e "Eu, Você, o Mar e Ela" dominam as rádios do país.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Matias
do UOL
do UOL
UOL Música - Imagens
do UOL
UOL Música - Imagens
TV e Famosos
do UOL
Música
Adriana de Barros
do UOL
UOL Música - Imagens
Blog do Matias
UOL Música - Imagens
BBC
do UOL
Chico Barney
do UOL
do UOL
Música
EFE
Adriana de Barros
Blog do Matias
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Música - Imagens
Adriana de Barros
do UOL
Adriana de Barros
do UOL
do UOL
UOL Notícias
UOL Notícias
UOL Notícias
UOL Notícias
do UOL
AFP
Topo