Topo

Caeteno, Ivete, Chico e Gaby Amarantos na disputa pelo Grammy Latino

Caetano Veloso se apresenta no show do Trio Preto + 1m no Circo Voador, Rio de Janeiro (3/10/12) - Onofre Veras/AgNews
Caetano Veloso se apresenta no show do Trio Preto + 1m no Circo Voador, Rio de Janeiro (3/10/12) Imagem: Onofre Veras/AgNews

10/11/2012 13h29

Os prêmios do Grammy Latino serão entregues na próxima quinta-feira (15) em Las Vegas, com os brasileiros Chico Buarque, Ivete Sangalo e Gaby Amarantos na disputa, em uma celebração à música ibero-americana que homenageará o cantor e compositor Caetano Veloso.

Entre os que competem pelo gramofone dourado destacam-se o dominicano Juan Luis Guerra e a dupla pop mexicana Jesse & Joy, como favoritos, além de Ivete Sangalo e Caetano Veloso, o colombiano Juanes, a mexicana Carla Morrison e o cubano Arturo Sandoval, com quatro indicações cada um.

A brasileira Gaby Amarantos concorre na categoria de novos artistas com as argentinas Deborah de Corral e Rosario Ortega, o cubano Elain, os venezuelanos Ulises Hadjis e Los Mesoneros, o espanhol Juan Mágan, os colombianos do Piso 21, os mexicanos de 3BallMTY e a norte-americana Ana Victoria.

Artistas consagrados também estarão na disputa pelo Grammy deste ano, como Chico Buarque, Alejandro Sanz, David Bisbal, José Luis Perales, Daddy Yankee, Don Omar,Rubén Blades, Chuchito Valdés e Shakira, esta por seu DVD "Ao Vivo de Paris".

Na noite de gala da 13ª edição do Grammy Latino atuarão Sanz, Juan Luis Guerra, Jesse & Joy, a mexicana Daniela Romo, a brasileira Lila Downs e o rapper cubano-americano Pitbull, entre outros.

Apresentada pelo ator chileno Cristian de la Fuente e sua colega mexicana Lucero, a cerimônia será realizada no hotel Mandalay Bay em Las Vegas e transmitida ao vivo a partir das 19h locais (0h de Brasília de sexta-feira).

Na noite anterior, Caetano Veloso, vencedor de dois Grammy e oito Grammy Latinos, será homenageado como Pessoa do Ano 2012 da Academia Latina da Gravação, com um show tributo e um jantar privado no hotel Mandalay Bay.

O baiano de 69 anos, que possui mais de 40 discos gravados, é um dos idealizadores do Tropicalismo no Brasil e autor de discos clássicos como "Tropicália", "Fina Estampa" e "Noites do Norte".

A cerimônia do ano passado homenageou a cantora e compositora colombiana Shakira. Já receberam esta distinção em edições anteriores Plácido Domingo, Gloria Estefan, Julio Iglesias e Carlos Santana.

Caetano Veloso
Caetano Veloso
$escape.getHash()uolbr_tagAlbumEmbed('tagalbum','709', '')