Topo

Nova música de Psy supera ameaça nuclear em comentários nas redes sociais da Coreia

Psy divulgou foto com vestido de noiva - Reprodução/Twitter
Psy divulgou foto com vestido de noiva Imagem: Reprodução/Twitter

11/04/2013 09h22

A expectativa dos coreanos com o lançamento do single "Gentleman", do cantor Psy, e se a música terá o mesmo impacto que "Gangnam Style" está gerando muito mais interesse na Coreia do Sul do que as ameaças de guerra do vizinho do Norte, pelo menos nas redes sociais.

O single "Gentleman" começará a ser vendido na internet à meia noite de sexta-feira (12) – meio-dia desta quinta, no horário brasileiro – em 119 países, um lançamento que será acompanhado de um show em Seul para 50.000 espectadores, no sábado.

O cantor sul-coreano Psy conquistou o planeta em 2012 graças à internet, com uma música cativante acompanhada por uma dança em um cavalo invisível, imitada e comentada por milhares de pessoas em todo o mundo.

Divulgado no YouTube em julho de 2012, "Gangnam Style", que parodia a vida dos ricos ociosos de um bairro chique de Seul, virou o vídeo mais visto da história deste site e no primeiro a superar um bilhão de visualizações, em dezembro de 2012. Atualmente, já tem mais de 1,5 bilhão de visitas.

Sabe-se pouco da nova canção de Psy, como também do vídeo que a acompanha. Há apenas a informação de que a coreografia será inspirada nas danças tradicionais sul-coreanas, de acordo com o cantor, de 35 anos. No começo do mês, para atiçar a curiosidade dos fãs, Psy disse que irá usar roupas brancas no evento que vem chamando de "Happening" (Acontecimento, em português). No Twitter, ele já tem postado fotos usando trajes especiais da mesma cor – inclusive uma roupa que lembra um vestido de noiva.

"É outra canção com muito ritmo (...). A dança é conhecida por todos os coreanos, mas não pelos estrangeiros. Vamos apresentá-la no 'estilo Psy'", declarou recentemente o artista, que em maio iniciará uma turnê por Ásia e Europa.

A gravadora de Psy na Coreia do Sul, YG Entertainment, ainda não fixou a data para a divulgação do vídeo, que contou com a participação de vários atores e de uma cantora sul-coreanos. A filmagem terminou na terça-feira, disse uma porta-voz, que acrescentou que há muita pressão para a sua divulgação.

Nas redes sociais e nos fóruns de internet, o lançamento da música é o tema dominante, à frente da crise na península, onde a ameaça de guerra nuclear da Coreia do Norte gera menos interesse entre a juventude sul-coreana.

"Que cara louco! (em referência ao líder norte-coreano, Kim Jong-Un). Deveria colocar o mundo para dançar, como fez Psy, em vez de se entreter com ameaças nucleares", escreve @saenuli no Twitter.

O cantor Psy esteve recentemente no Brasil e conferiu de perto o Carnaval em Salvador e no Rio de Janeiro.