U2 e One Direction gravam música para ajudar na luta contra o Ebola
Mais de 20 estrelas do rock e do pop como U2, Coldplay e One Direction começaram a gravar neste sábado (15) uma música destinada a arrecadar fundos para a luta contra o Ebola.Todos entraram cedo no estúdio a pedido do cantor e ativista político irlandês Bob Geldof, que ressuscitou o projeto 'Band Aid', 30 anos depois de criar o mesmo para lutar contra a fome na Etiópia.
"É impressionante que tenha conseguido tirar tantas estrelas da cama às 8h da manhã de um sábado", brincou o DJ Nick Grimshaw ao chegar aos estúdios Sarm, no bairro londrino de Notting Hill, cercado por fotógrafos e fãs.
Rita Ora, Sinead O'Connor, Ellie Goulding, Sam Smith, Bastille, Underworld, Elbow e Disclosure também integram o grupo "Band Aid 30". "É um privilégio estar aqui. Esperamos que a canção atinja o número um de vendas para conseguir muitos fundos", disse Niall Horan, do One Direction.
"O engajamento de todos é espetacular, o clima é genial, parece o pátio de uma escola", disse Geldof, o idealizador do projeto, que fez para o grupo "um discurso muito emocionante", nas palavras de Emeli Sandé. Os artistas gravarão a quarta versão da canção "Do They Know It's Christmas?", escrita em 1984 por Bob Geldof e Midge Ure.
A música será interpretada neste domingo (16) no programa "The X Factor". A partir de segunda-feira (17) será possível fazer download, que custará 0,99 pence (1,2 euro) e em três semanas será comercializada no formato de disco ao preço de 4 libras (5 euros).
O governo anunciou que não vai fiscalizar os lucros do álbum. "Se todos os países compartilharem os valores da Grã-Bretanha e cumprissem suas promessas, não estaríamos assim", afirmou Bono Vox. Os autores pediram para que as pessoas não tentem baixar a música de maneira gratuita.
"Pouco importa se gosta ou não da canção, dos artistas ou se a gravação ficar um pouco ruim. Comprem, é o que conta", afirmou Geldof, que insistiu no objetivo de caridade.
Em 1984
Há 30 anos, "Do They Know It's Christmas?", interpretada por artistas como Sting, Paul McCartney, Phil Collins e George Michael, vendeu mais de 3,7 milhões de exemplares e permitiu a arrecadação de 10 milhões de libras para a luta contra a fome na Etiópia.
A canção foi gravada de novo em 1989 (Jimmy Sommerville, Chris Rea, Cliff Richard, Kylie Minogue, entre outros) e em 2004 (Radiohead, Bono, Robbie Williams, Chris Martin, entre outros) para ajudar Darfur. Para a nova versão, Geldof reescreveu parte da letra para adaptá-la ao contexto.
O Ebola provocou mais de 5.000 mortes. "É um vírus desumano", afirma Bob Geldof. "Não suporto que as pessoas não possam se abraçar nos últimos momentos, que os pais não possam consolar os filhos", comentou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.