Topo

Música


Primeiro contrato assinado pelos Beatles vai a leilão

Reprodução do primeiro contrato assinado entre os integrantes dos Beatles - Heritage Auctions via AP
Reprodução do primeiro contrato assinado entre os integrantes dos Beatles Imagem: Heritage Auctions via AP

Londres, Inglaterra

04/09/2015 22h07

O contrato que deu início à carreira dos Beatles será leiloado em 29 de setembro em Londres, onde a casa Sotheby's espera até meio milhão de libras por sua aquisição.

Este é o único acordo escrito entre os quatro membros históricos do grupo, John Lennon, George Harrison, Paul McCartney e Ringo Starr, e seu empresário Brian Epstein, morto por overdose em 1967 e chamado de o "quinto Beatle".

O contrato foi assinado em 1 de outubro de 1962, apenas quatro dias depois do lançamento do primeiro hit da banda de Liverpool, "Love Me Do".

Os Beatles assinaram um primeiro contrato com Epstein quando o baterista ainda era Pete Best. Quando foi substituído por Ringo Starr, foi necessário um novo documento.

No contrato aparece a assinatura dos músicos e a dos pais de Paul McCartney e George Harrison, que ainda não eram maiores de idade.

As cláusulas do contrato estipulam que Epstein voltaria a assinar como produtor da banda por cinco anos e receberia boas comissões: 10% dos lucros caso fossem inferiores a 400 libras semanais, 20% entre 400 e 800 libras, 25% quando passavam destes números.