Topo

Morre Jerry Heller, ex-empresário do N.W.A, Elton John e Pink Floyd

Jerry Heller em agosto de 2006 - Jim Cooper/AP
Jerry Heller em agosto de 2006 Imagem: Jim Cooper/AP

De Nova York

03/09/2016 19h17

Jerry Heller, o homem que apresentou ao mundo os pioneiros do grupo de gangsta rap N.W.A., antes de romper com eles em um agitado divórcio, morreu aos 75 anos - informou sua gravadora, neste sábado (3).

O ex-empresário do grupo da costa oeste americana morreu na sexta-feira (2) de causas não divulgadas, segundo um comunicado da Ruthless Records, a gravadora que ele cofundou.

Heller trabalhou com vários artistas de renome, como Elton John e Pink Floyd, antes de encontrar em 1987 um dos fundadores do N.W.A - abreviação de Niggaz Wit Attitude (negros de atitude) -, o rapper Eazy-E, e decidir formar o grupo.

Mais tarde, Heller se envolveu em disputas com colegas de banda de Eazy - seus ex-protegidos e lendas do rap Dr. Dre e Ice Cube, que o acusaram de semear divisão entre o N.W.A. para maximizar seu próprio lucro.

Heller denunciou em 2015 a equipe que produziu o sucesso de bilheterias "Straight Outta Compton", que relata a ascensão do N.W.A., por descrevê-lo como "um ladrão". Pediu US$ 110 milhões de indenização por danos e prejuízos.

O N.W.A se separou após lançar seu último álbum em 1991.