Topo

Kendrick Lamar vira ninja e Lorde ressurge sorridente no festival Coachella

Kendrick Lamar se apresenta no Coachella - Carlo Allegri/Reuters
Kendrick Lamar se apresenta no Coachella Imagem: Carlo Allegri/Reuters

De Indio (EUA)

17/04/2017 17h54

Kendrick Lamar mostrou seu alter ego de kung fu e Lorde encenou a estranheza de uma noite disco ao mostrar suas músicas novas neste domingo (16) no Coachella. Ambos os artistas, cujos álbuns mais recentes lhes renderam prêmios no Grammy, encerraram o primeiro fim de semana do prestigiado festival de música no deserto da Califórnia.

Lamar foi elogiado como uma voz artística do movimento "Black Lives Matter", mas o rapper deu uma inesperada guinada temática no Coachella, entrando no palco com uma bola de fogo e convidando o público a descobrir "a lenda de Kung Fu Kenny".

O personagem faz parte das letras do seu último disco, "Damn.", que foi lançado na sexta-feira (14). A multidão do Coachella aprendeu mais sobre Kung Fu Kenny através de um vídeo que mostrou Lamar como um herói de ação.

Lamar se rodeou de imagens exóticas asiáticas, dançou com uma espada e fechou a apresentação com a palavra "Fim" em caracteres chineses brilhando em telões.

Independentemente do kung fu, o rapper não renunciou à militância política, tendo aberto tanto o seu show como seu álbum com um trecho da rede de notícias conservadora Fox News no qual "Alright", sua canção que denuncia a brutalidade policial, é criticada.

Lamar também apresentou "XXX.", uma música do novo álbum que toca com o guitarrista do U2 e em que lamenta a violência de rua que acabou com a vida de muitos negros,. Ele encerrou o show com outro lançamento, a balada "Love".

Reaparição de Lorde

Lorde - Carlo Allegri/Reuters - Carlo Allegri/Reuters
Lorde sorri no festival Coachella 2017 depois de passar dois anos reclusa
Imagem: Carlo Allegri/Reuters

Lorde, que não se apresentava há mais de dois anos, exceto em um pequeno espetáculo prévio ao Coachella em uma cidade próxima também na Califórnia, regressou com uma cativante peça de teatro musical que encena uma noite perambulando pela cidade.

Após substituir no palco a britânica Kate Bush, a neo-zelandesa de apenas 20 anos olhou fixamente para o céu e em seguida começou a dançar como em um transe.

Lorde se transformou em uma sensação quando ainda era adolescente com a canção "Royals", e está perto de lançar seu segundo álbum, "Melodrama", em junho.

O álbum trata de "todos os altos e baixos de ter vinte e poucos anos, e especificamente de todos os altos e baixos de uma noite", disse Lorde ao público no festival, onde apresentou algumas das novas canções.

Convidados especiais

Como já é habitual, o Coachella guardava algumas surpresas.

O compositor alemão de trilhas sonoras para o cinema Hans Zimmer cativou o público com um recital de piano das suas partituras para filmes como "Piratas do Caribe" e "Rei Leão".

Também se destacaram no domingo as apresentações do Future Islands, um grupo indie americano de synthpop, e do Hinds, uma banda feminina de pop indie de Madri.