Topo

Atriz e musa dos Rolling Stones, Anita Pallenberg morre aos 73 anos

Anita Pallenberg e Mick Jagger - Reprodução
Anita Pallenberg e Mick Jagger Imagem: Reprodução

De Nova York (EUA)

14/06/2017 21h56

A atriz Anita Pallenberg, a modelo casada com um dos integrantes dos Rolling Stones, faleceu aos 73 anos, nesta quarta-feira (14), informaram amigos próximos.

Depois de travar uma longa luta contra as drogas e o álcool, Pallenberg morreu de causas ainda não especificadas, relatou sua amiga e também atriz Stella Schnabel no Instagram.

Nascida em Roma, filha de pais alemães, Anita Pallenberg teve uma juventude itinerante e se mudou para Nova York para fazer parte dos círculos vanguardistas de Andy Warhol antes de seguir para Paris e trabalhar como modelo.

Ela também atuou em alguns filmes, entre eles "Barbarella", ficção protagonizada por Jane Fonda.

Finalmente, ela se tornaria uma integrante não oficial dos Rolling Stones: aquela estranha mulher no estúdio que dava suas opiniões sobre a forma que ia tomando o álbum "Beggars Banquet", de 1968.

Ela conheceu o grupo em 1965, quando lhes ofereceu haxixe no backstage, quando fazia trabalho de modelo.

Logo começaria uma relação de dois anos com Brian Jones, o guitarrista e então líder da banda.

"Mas ele se tornou esquizofrênico, agressivo, violento", disse Pallenberg sobre Jones em uma entrevista à revista Cheap Date, já extinta.

Em férias no Marrocos em 1967, o também guitarrista Keith Richards viu Jones agredindo Pallenberg, como ela logo contaria. Deixou Jones que morreria em 1969 e começou a namorar com Keith. Tiveram três filhos. Um deles morreu ainda criança.

"Uma mulher extraordinária. Sempre no meu coração", tuitou Keith Richards, que continuou sendo seu amigo depois do fim do relacionamento de ambos no final dos anos 1970.