Topo

Vocalista da banda Tagically Hip, Gord Downie morre aos 53 anos

Gord Downie, que morreu em decorrência de câncer no cérebro  - Getty Images
Gord Downie, que morreu em decorrência de câncer no cérebro Imagem: Getty Images

De Ottawa (Canadá)

18/10/2017 17h38

Líder da banda canadense Tagically Hip, o vocalista Gord Downie morreu nesta terça (17), aos 53 anos, em decorrência de um câncer no cérebro.
Dowie, que morreu junto à família, tinha sido diagnosticado com câncer após sofrer um mal-estar durante uma caminhada em sua cidade natal Kigston, Ontario, em dezembro de 2015.

"Gord sabia que esse dia chegaria; decidiu aproveitar o seu precioso tempo como sempre o fez, fazendo música, gravando e expressando a sua profunda gratidão por sua família e amigos por uma vida bem vivida, selada com um beijo nos lábios", diz comunicado divulgado pelos colegas de banda.

"Amou o seu país com todas as suas forças. Amou cada esquina escondida, cada aspecto desse país", discursou entre lágrimas o primeiro-ministro canadense, Justin Trudea..

"Ele quis fazer o melhor. Queria que fôssemos melhor do que somos", acrescentou Trudeau sobre Dowie, que era seu amigo.

Os médicos informaram publicamente o estado de Dowie em maio de 2016: disseram que se recuperava de uma cirurgia e da quimioterapia, porém ressaltaram que o câncer era incurável, gerando uma onda de apoio.

Nesse mesmo dia, Tragically Hip anunciou uma turnê de despedida. O último show de Downey, em agosto, foi transmitido ao vivo em todo o Canadá.

A banda de rock alternativo ficou famosa na década de 1990 com sucessos como "New Orleans is Sinking", "Blow at High Dough" e "38 Years Old".

As letras de Downey falam sobre os males feitos às populações indígenas, as causas ambientais e a difícil situação dos condenados por erro judicial. Sua discografia vendeu mais de oito milhões de cópias.

Em 2005, Tragically Hip entrou para o Hall da Fama da música canandense e, três anos depois, estampou um selo postal.