Vocalista da banda Tagically Hip, Gord Downie morre aos 53 anos
Líder da banda canadense Tagically Hip, o vocalista Gord Downie morreu nesta terça (17), aos 53 anos, em decorrência de um câncer no cérebro.
Dowie, que morreu junto à família, tinha sido diagnosticado com câncer após sofrer um mal-estar durante uma caminhada em sua cidade natal Kigston, Ontario, em dezembro de 2015.
"Gord sabia que esse dia chegaria; decidiu aproveitar o seu precioso tempo como sempre o fez, fazendo música, gravando e expressando a sua profunda gratidão por sua família e amigos por uma vida bem vivida, selada com um beijo nos lábios", diz comunicado divulgado pelos colegas de banda.
"Amou o seu país com todas as suas forças. Amou cada esquina escondida, cada aspecto desse país", discursou entre lágrimas o primeiro-ministro canadense, Justin Trudea..
"Ele quis fazer o melhor. Queria que fôssemos melhor do que somos", acrescentou Trudeau sobre Dowie, que era seu amigo.
Os médicos informaram publicamente o estado de Dowie em maio de 2016: disseram que se recuperava de uma cirurgia e da quimioterapia, porém ressaltaram que o câncer era incurável, gerando uma onda de apoio.
Nesse mesmo dia, Tragically Hip anunciou uma turnê de despedida. O último show de Downey, em agosto, foi transmitido ao vivo em todo o Canadá.
A banda de rock alternativo ficou famosa na década de 1990 com sucessos como "New Orleans is Sinking", "Blow at High Dough" e "38 Years Old".
As letras de Downey falam sobre os males feitos às populações indígenas, as causas ambientais e a difícil situação dos condenados por erro judicial. Sua discografia vendeu mais de oito milhões de cópias.
Em 2005, Tragically Hip entrou para o Hall da Fama da música canandense e, três anos depois, estampou um selo postal.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.