Topo

Enrique Iglesias processa gravadora por "ter perdido milhões" com streaming

O cantor espanhol Enrique Iglesias se apresenta em Austin, no Texas - Suzanne Cordeiro/AFP
O cantor espanhol Enrique Iglesias se apresenta em Austin, no Texas Imagem: Suzanne Cordeiro/AFP

De Miami

24/01/2018 21h10

O cantor espanhol Enrique Iglesias entrou com um processo nesta quarta-feira (24) contra a gravadora Universal Music Group por descumprimento de contrato, argumentando que teria recebido apenas "uma pequena fração" dos royalties que lhe pertencem pelas reproduções digitais.

"Sistematicamente, a Universal vem sub-remunerando os royalties por 'streaming' de Iglesias, ao calcular esses royalties em uma pequena fração da taxa de royalties de 50% exigida por contrato", indica a ação enviada a um tribunal de Miami, onde vive o artista.

O texto assegura que Iglesias perdeu milhões de dólares por esta razão, "apesar de ter gerado vendas de uma magnitude raramente alcançada na indústria da música", e acrescenta que "os números da Universal estão tão distorcidos" que o cantor, de 42 anos, pediu para inspecionar as atas do estúdio, mas este não autorizou.

O texto do processo exige o pagamento de 50% dos lucros obtidos por streaming e o direito de examinar tais livros.

"A Universal insiste erroneamente em que artistas como Enrique sejam pagos pelo 'stream' da mesma forma em que são pagos pelas vendas de discos físicos, apesar do fato de que nenhum dos custos relacionados (produção, distribuição, inventário, perdas) existe no mundo digital", disse seu advogado, James Sammataro.

A Universal Music Group não respondeu as solicitações da AFP para comentar o assunto.