Enrique Iglesias processa gravadora por "ter perdido milhões" com streaming
O cantor espanhol Enrique Iglesias entrou com um processo nesta quarta-feira (24) contra a gravadora Universal Music Group por descumprimento de contrato, argumentando que teria recebido apenas "uma pequena fração" dos royalties que lhe pertencem pelas reproduções digitais.
"Sistematicamente, a Universal vem sub-remunerando os royalties por 'streaming' de Iglesias, ao calcular esses royalties em uma pequena fração da taxa de royalties de 50% exigida por contrato", indica a ação enviada a um tribunal de Miami, onde vive o artista.
O texto assegura que Iglesias perdeu milhões de dólares por esta razão, "apesar de ter gerado vendas de uma magnitude raramente alcançada na indústria da música", e acrescenta que "os números da Universal estão tão distorcidos" que o cantor, de 42 anos, pediu para inspecionar as atas do estúdio, mas este não autorizou.
O texto do processo exige o pagamento de 50% dos lucros obtidos por streaming e o direito de examinar tais livros.
"A Universal insiste erroneamente em que artistas como Enrique sejam pagos pelo 'stream' da mesma forma em que são pagos pelas vendas de discos físicos, apesar do fato de que nenhum dos custos relacionados (produção, distribuição, inventário, perdas) existe no mundo digital", disse seu advogado, James Sammataro.
A Universal Music Group não respondeu as solicitações da AFP para comentar o assunto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.