Topo

Deputado fará ato de desagravo contra apreensão de queijos no Rock in Rio

Queijos da chef Roberta Sudbrack que foram descartados pela Vigilância Sanitária no Rock in Rio - Reprodução/Facebook/Roberta Sudbrack
Queijos da chef Roberta Sudbrack que foram descartados pela Vigilância Sanitária no Rock in Rio Imagem: Reprodução/Facebook/Roberta Sudbrack

Daiene Cardoso

Brasília

19/09/2017 13h45

O presidente em exercício da Câmara dos Deputados, Fábio Ramalho (PMDB-MG), promete fazer nesta quarta-feira (20) um ato de desagravo contra a apreensão, pela Vigilância Sanitária, de queijos em pontos de venda de comida no Rock in Rio. "Como a vaca é sagrada para o indiano, em Minas temos o queijo como sagrado", asseverou.

Ramalho está organizando um evento na Casa com degustação de queijos artesanais produzidos em seis regiões de Minas Gerais e levará os produtos ao Palácio do Planalto para o presidente da República em exercício, Rodrigo Maia (DEM-RJ), experimentar. O parlamentar também convidou chefs de cozinha brasilienses para comparecer ao ato.

O "embate dos queijos" foi deflagrado pelo deputado mineiro após a Vigilância Sanitária carioca aplicar 41 multas e inutilizar 610 quilos de alimentos nos três dias do festival. Foram jogados no lixo sanduíches, queijos, linguiças, embutidos, cogumelos, churros, carne de sol, especiarias e hambúrgueres considerados impróprios para consumo.

O deputado disse que ficou indignado ao ver tanto queijo jogado fora. "Todo mineiro quis chorar quando viu aquilo", afirmou.

Ramalho observou que o problema do queijo artesanal é a falta de certificação e que pretende pressionar para que a Casa dê celeridade a um projeto de lei de 2015 que regulamente a inspeção sanitária para o produto. "Eu como queijo desde criança, nunca adoeci nem morri comendo queijo. Nunca ouvi falar que queijo artesanal matasse ou adoecesse ninguém", protestou.