Topo

Sinead O'Connor diz que Papa deveria renunciar

07/09/2010 12h30

Roma - A cantora irlandesa Sinead O'Connor, ao falar sobre a viagem do papa Bento XVI ao Reino Unido, que será iniciada no próximo dia 16, afirmou que o Pontífice deveria renunciar ao posto, considerando que ele não está "em condições de ser o representante de Cristo".

"O Papa deveria renunciar, as hierarquias vaticanas deveriam renunciar, não apenas porque estão encobertos, mas porque são inacreditavelmente arrogantes, são anticristãs e não têm a mais remota relação com Deus", declarou a artista, em entrevista à imprensa local.

As declarações de O'Connor integram sete breves documentários realizados por uma emissora britânica sobre as reações dos católicos da Grã-Bretanha à visita do Papa, que terá quatro dias de duração.

Considerada uma das mais controvertidas e polêmicas estrelas pop dos anos 90, O'Connor gerou grandes discussões ao rasgar publicamente, em 1992, uma foto do então pontífice, João Paulo II.

A viagem de Bento XVI ocorre em um momento em que a Igreja católica enfrenta uma grave crise de credibilidade devido aos casos de abusos sexuais cometidos ou encobertados por religiosos em diversos países, incluindo o Reino Unido.

Nas últimas semanas, britânicos têm anunciado a realização de protestos contra a presença do Pontífice. Além de pessoas indignadas com as denúncias de pedofilia, grupos secularistas e de defesa dos direitos homossexuais também planejam ações de repúdio.

A viagem será a primeira visita pontifícia de Estado ao Reino Unido. Em 1982, João Paulo 2 realizou uma visita pastoral. Bento XVI, que entre outros compromissos celebrará a missa de beatificação do cardeal John Henry Newman (1801-1890), responde ao convite de autoridades religiosas e civis locais.