Topo

Música


Fotógrafo de bandas de rock Jim Marshall morre aos 74 anos

O fotógrafo norte-americano Jim Marshall em sua casa em São Francisco (29/05/2002) - AP Photo/San Francisco Chronicle, Scott Sommerdorf
O fotógrafo norte-americano Jim Marshall em sua casa em São Francisco (29/05/2002) Imagem: AP Photo/San Francisco Chronicle, Scott Sommerdorf

25/03/2010 10h22

O fotógrafo musical Jim Marshall, que por mais de 50 anos fotografou lendas do rock, como Beatles, Bob Dylan e Janis Joplin no trabalho e fora dele, morreu aos 74 anos, de causa ainda não confirmada.

A morte de Marshall em Nova York foi confirmada na quarta-feira (25) por Aaron Zych, gerente da galeria Morrison Hotel, que abrigou uma das últimas mostras do fotógrafo.

Marshall deveria participar de um evento na noite desta quarta-feira para promover seu livro novo feito com o fotógrafo de celebridades Timothy White. Aparentemente, Marshall morreu enquanto dormia em seu quarto de hotel em Nova York.

Segundo o site de Jim Marshall, o fotógrafo é responsável por mais de 500 capas de discos. Residente em São Francisco, Marshall é conhecido por suas imagens do Monterey Pop Festival, de 1967, quando fotografou Jimi Hendrix colocando fogo em sua guitarra, e do festival Woodstock, de 1969, quando foi o fotógrafo oficial do evento.

Marshall também foi o único fotógrafo autorizado a entrar nos bastidores do que viria a ser o último show dos Beatles, em São Francisco, em 1966. Ele também registrou Johnny Cash em seu show na prisão de San Quentin, em 1969.

Outros astros fotografados por Marshal são Bob Dylan, The Grateful Dead, Janis Joplin, The Rolling Stones, Ben Harper e Red Hot Chili Peppers.

"Essa 'carreira' nunca foi apenas um emprego, tem sido a minha vida", escreveu Marshall em seu site.

Música