Topo

Jon Secada regrava em espanhol clássicos da música, mas não espera mesmo sucesso de seu disco de estreia

Jon Secada durante apresentação na Casa Branca em Washington, nos EUA (04/12/2008) - Getty Images
Jon Secada durante apresentação na Casa Branca em Washington, nos EUA (04/12/2008) Imagem: Getty Images

CLAUDIA TORRENS

De Nova York

06/05/2010 08h00

Jon Secada deu marcha-ré no tempo para lançar "Clásicos", um disco com músicas do passado que marcaram o artista, mas que ele espera com isso continuar evoluindo depois de mais de 15 anos no palco. "Cada uma dessas canções, para mim, representa parte de uma trajetória musical", explicou o cantor à Associated Press.

"O álbum lida com um mundo de grandes canções feitas por grandes artistas e, definitivamente, são músicas que significam muito para mim, porque eu as conheço desde sempre. Eu acho que para muita gente será assim também", disse Secada.

"La Bamba", "Besame Mucho", "A Mi Manera" ou "Vaya Con Dios" são alguns dos 11 temas que o cubano-estadounidense canta em espanhol para um público latino que ele deseja se conectar. O álbum, que também foi lançado no dia 6 de abril em inglês sob o nome de "Classics", é uma homenagem a mestres como Frank Sinatra, Perry Como e Doris Day, disse que o cantor de "Otro Día Más Sin Verte".

Jon Secada - "Mental Picture"

Secada admitiu que não espera o mesmo sucesso que teve com seu disco "Jon Secada", de 1992, mas que "se tiver alguma percentagem daquele êxito [com o novo trabalho] seria feliz". "Nunca imaginei o tipo de sucesso que foi o meu primeiro CD. E não apenas em inglês, mas em espanhol também, internacionalmente".

O cantor disse que adora o fato de continuar fazendo o que gosta de fazer, "que é experimentar e crescer com diferentes estilos de música baseados em minhas influências", falou sorrindo, vestindo uma camisa preta com um colete cinza por cima.

Seus fãs latinos estão com sorte. Antes do final deste ano, Secada espera lança um disco pop cantado em espanhol, depois de um longo período. Embora em 2008 ele tenha apresentado o álbum "Una Fiesta Navideña", o cantor não lança um trabalho de inéditas em espanhol desde "Amanecer", de 2002.

"Por causa do programa 'Latin American Idol', eu tenho fãs fanáticos na América Latina, tenho essa ligação que significa muito para mim, agora mais do que nunca", disse ele, que foi jurado na competição. O cantor de 48 anos --que passou quatro deles no programa-- assegurou que ama fazer televisão e que gostou da experiência de "dar conselhos a tantos jovens que passaram por nossas audições".

Ex-backing vocal de Gloria Estefan, Secada compôs canções para ela, para Jennifer Lopez e Ricky Martin, e vendeu mais de seis milhões de cópias em todo o mundo de seu trabalho "Jon Secada" e do single "Just Another Day". A versão em espanhol de "Otro Día Más Sin Verte" lhe rendeu um Grammy.

Agora o músico agora espera um período intenso de trabalho, viajando para países como Turquia, Romênia e Alemanha, onde ele quer apresentar "um pot-pourri" de todos os tipos de canções, da mais recente até o seu maior sucesso do pop, jazz e R&B, incluindo temas que cantou na Broadway.

Como latino-americano, ele não quis ignorar a política e se uniu às pessoas que criticam a aprovação de uma lei no Estado do Arizona, nos Estados Unidos, que permite à polícia interrogar imigrantes sobre sua situção legal no país. "Como você explica isso a uma comunidade e ao resto do mundo que esta lei não tem nada a ver com o preconceito social e contra o que significa nossa cultura?", perguntou Secada. "A partir daí vem o ridículo que é implementar uma lei como essa".