Topo

Ennio Morricone e Björk recebem prêmio Polar Music

Björk canta em livraria de Nova York (08/05/2009) - Getty Images
Björk canta em livraria de Nova York (08/05/2009) Imagem: Getty Images

MALIN RISING

Da Associated Press, em Estocolmo (Suécia)

17/05/2010 11h56

O compositor italiano Ennio Morricone e a cantora islandesa Björk vão receber o prêmio Polar Music de 2010, informou nesta segunda-feira (17) a organização do prêmio.

Os músicos serão convidados a receber o prêmio, que inclui US$ 130 mil (cerca de R$ 235 mil) para cada um, em uma cerimônia na Suécia ainda neste ano.

O Polar Music é o maior prêmio musical da Suécia e é normalmente dividido entre um artista pop e um nome da música clássica. A premiação foi criada em 1989 por Stig Anderson, empresário do grupo sueco Abba.

O presidente do comitê do prêmio Alfons Karabuda afirmou que Björk, de 44 anos, personifica a quebra de barreiras musicais que o comite busca.

Björk cantou em diversas bandas islandesas na década de 1980, entre elas o Sugarcubes. A cantora lançou o primeiro disco solo, "Debut", em 1993. Desde então, lançou mais cinco álbuns solo, além de trilhas sonoras e compilações. Ela também ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema de Cannes em 2000, por seu papel no filme "Dançando no Escuro", de Lars Von Trier.

"Com sua música e letras profundamente emocionais, seus arranjos precisos e voz única, Björk já deixou sua marca na música pop e cultura moderna, apesar de sua juventude", afirmou o comitê do Polar Music.

Morricone, 71, compôs mais de 400 trilhas sonoras, incluindo o tema do filme "Três Homens em Conflito" e outros westerns spaghetti dirigidos por Sergio Leone.

"Ele construiu um tipo novo de música que serviu de exemplo para meio século de trilhas sonoras, mas também influenciou diversos músicos do pop, rock e música clássica", disse o comitê sobre Morricone.

Em 2009, o Polar Music foi dividido entre o músico inglês Peter Gabriel e o compositor venezuelano Jose Antio Abreu.