Topo

Men at Work é condenada por plágio na Austrália

Integrantes do Men at Work posam com estatueta do Grammy na categoria melhor artista novo (22/02/1983) - AP/Arquivo
Integrantes do Men at Work posam com estatueta do Grammy na categoria melhor artista novo (22/02/1983) Imagem: AP/Arquivo

06/07/2010 12h11

Um juiz ordenou nesta terça-feira (6) a banda australiana Men at Work  a pagar uma parte dos direitos autorais recebidos com o sucesso dos anos 80 "Down Under", depois de uma sentença anterior reconhecer que a melodia de flauta da faixa foi copiada de uma canção infantil.

Mas o valor --5% dos direitos autorais da música-- é bem menor que os 60% pedidos pela editora Larrikin Music, que detém os direitos da canção "Kookaburra Sits in the Old Gum Tree".

"Kookaburra" foi composta há mais de 70 anos pelo professor australiano Marion Sinclair, e a canção sobre um pássaro nativo da Austrália se tornou uma favorita dos acampamentos de países como Nova Zelândia e Canadá.

Sinclair morreu em 1988, mas a Larrikin entrou com o processo no ano passado. Em fevereiro, o juiz Peter Jacobson reconheceu que o Men at Work copiou a melodia de flauta de "Kookaburra".

Nessa terça-feira, Jacobson ordenou a gravadora da banda, a EMI Songs Australia, e os compositores de "Down Under", Colin Hay e Ron Strykert, a pagar 5% dos direitos autorais recebidos com a canção desde 2002 e a partir de agora.

Não foi revelado quanto esses 5% representam em dólares.

"Considero o montante solicitado pela Larrikin muito alto e fora da realidade", disse o juiz Jacobson.

Um advogado da EMI afirmou que a empresa pretende continuar a apelar da sentença divulgada em fevereiro.

"A decisão de hoje referente ao montante é um bom resultado que mostra o 'pedido excessivo e fora da realidade' da Larrikin por uma parte maior dos lucros", disse o advogado Mark Bamford em um comunicado. "A EMI Songs vai se concentrar agora na apelação contra a sentença de plágio."

Adam Simpson, advogado da Larrikin Music, disse que a empresa não tinha comentários a fazer sobre a sentença de hoje. Hay e Stryker não estavam no tribunal para a decisão e não puderam ser encontrados.

"Down Under" e o disco do qual faz parte, "Business as Usual", chegaram ao topo das paradas da Austrália, Estados Unidos e Reino Unido em 1983. A canção ficou em quarto lugar em uma pesquisa feita em 2001 para eleger as melhores músicas australianas. O Men at Work ganhou um Grammy de artista revelação em 1983.