Topo

Grammy muda regras para categoria de artista revelação

Lady Gaga faz show da turnê "Monster Ball" em Atlantic City, Estados Unidos (04/07/2010) - Getty Images
Lady Gaga faz show da turnê "Monster Ball" em Atlantic City, Estados Unidos (04/07/2010) Imagem: Getty Images

07/07/2010 15h29

A ausência de Lady Gaga na categoria de artista revelação no Grammy deste ano fez a Academia de Gravação mudar as regras para a próxima edição da premiação.

Apesar de Lady Gaga ter sido a artista nova mais popular de 2009, ela não era elegível para a categoria de artista revelação. Sua canção "Just Dance" foi indicada ao Grammy em 2008, antes da cantora se tornar um sucesso, e indicados previamente ao prêmio não podem concorrer a artista revelação em anos posteriores.

Após a exclusão de Lady Gaga, o presidente da Academia de Gravação, Neil Portnow, disse: "Faremos mudanças nas regras para que essa situação não se repita."

As mudanças anunciadas nesta quarta-feira (7) permitem que nomes já indicados ao Grammy em anos anteriores concorram na categoria de artista revelação desde que não tenham lançado um álbum e nem tenham vencido alguma categoria anteriormente.

"Cada vez mais, a primeira gravação de um artista novo é uma participação em um disco de outra pessoa ou o artista novo pode lançar um single muito antes de colocar seu álbum nas lojas", disse a Academia de Gravação em um comunicado.

"Segundo as regras atuais, se o disco no qual o artista novo faz uma participação especial ou se o single desse novato recebe uma indicação ao Grammy, o artista novo não poderá mais ser indicado ao prêmio de revelação. Com essa mudança, cada artista terá pelo menos uma chance de concorrer nessa categoria de prestígio."