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Johnny Cash é homenageado em clipe feito com desenhos de fãs

Johnny Cash do lado de fora da prisão Folson, na Califórnia, em 1968 - AP Photo/Dan Poush
Johnny Cash do lado de fora da prisão Folson, na Califórnia, em 1968 Imagem: AP Photo/Dan Poush

12/10/2010 17h11

Uma pincelada por vez, o "Projeto johnny Cash" vai reunindo ilustrações enviadas por fãs via internet em um retrato vivo do ícone da música country.

O projeto é um clipe para a web no qual cada quadro é um desenho criado por um fã. Dirigido por Chris Milk, o vídeo foi criado para a canção "Ain't no Grave", que dá nome ao disco póstumo de Cash lançado no começo deste ano.

O trabalho no projeto começou em setembro passado. O site por onde os fãs poderiam enviar os desenhos foi ao ar em março. Depois de mais de 250 mil participações, uma versão do clipe foi lançada para a TV e pode ser indicada ao Grammy 2010.

Para Milk, que já dirigiu clipes de Kanye West e Gnarls Barkley, o projeto é um "memorial vivo" que se beneficia da canção. Nela, Cash canta "There ain't no grave gonna hold my body down" ("não há túmulo que vá segurar meu corpo", em tradução livre).

"Ele está cantando sobre a eternidade de seu espírito, que vive por meio de seus fãs", disse Milk. "Esse projeto é a manifestação física do amor dos fãs."

A ideia para o clipe surgiu quando Milk conheceu o programador e artista visual Aaron Koblin. Os dois começaram a discutir sobre o conceito de clipes feitos a partir de material enviado pelo público. Quando o produtor Rick Rubin começou a procurar por um vídeo para "Ain't no Grave", tudo se encaixou.

O site recebeu centenas de milhares de visitantes, disse Milk. O número é pequeno quando comparado com o alcance de "The Wilderness Downtown", projeto similar de vídeo na internet no qual Milk e Koblin colaboraram após o projeto de Johnny Cash.

O projeto "The Wilderness Downtown" usou programação em HTML5 e o Google Maps para criar clipes para a música "We Used to Wait". O vídeo interativo foi um sucesso, com mais de 35 milhões de acessos e 5 milhões de visitantes únicos.

Apesar de a resposta não ter sido tão grande com "Ain't no Grave", Milk espera que a exibição na TV atraia mais atenção ao projeto.

O site http://www.thejohnnycashproject.com é atualizado duas vezes por dia para incluir os desenhos novos que chegam.