Men at Work não poderá recorrer de acusação de plágio
Os australianos do Men at Work perderam nesta sexta-feira (7) a batalha na corte para provar que não roubaram o riff de flauta de seu hit dos anos 1980 "Down Under" de uma música infantil.
A corte australiana negou o pedido da banda de recorrer da decisão do juiz de que o grupo copiou a marcante melodia de flauta de "Down Under" da música "Kookaburra Sits in the Old Gum Tree".
"Kookaburra", uma canção sobre o famoso pássaro australiano de mesmo nome, foi escrita mais de 70 anos atrás pela professora Marion Sinclair. A música se tornou um clássico cantado ao redor de fogueiras da Nova Zelândia ao Canadá. A popular "Down Under" continua um hino não-oficial para a Austrália.
Marion Sinclair morreu em 1988, mas a gravadora Larrikin Music - que agora detém os direitos de "Kookaburra" - entrou com um processo de direitos autorais em 2009.
No ano passado, o juiz do Tribunal Federal Peter Jacobson decidiu que a melodia de flauta de "Down Under" replicava uma parte substancial da música de Marion Sinclar. O juiz condenou a gravadora do Men at Work, a EMI Songs Australia, e os compositores de "Down Under" Colin Hay e Ron Strykert, a pagar 5% dos royalties ganhos com a música desde 2002 e também de seus futuros lucros.
"Down Under" está no álbum "Business As Usual," que alcançou o primeiro lugar nas paradas australianas, americanas e britânicas em 1983. Naquele ano, o Men at Work ganhou o Grammy de Melhor Novo Artista.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.