Topo

Buddy Miller ganha prêmio de artista do ano da Associação Americana de Música

Buddy Miller (esq.) se apresenta em premiação da Associação Americana de Música ao lado de Marco Giovino, Robert Plant and Patty Griffin (14/10/11) - Getty Imagens
Buddy Miller (esq.) se apresenta em premiação da Associação Americana de Música ao lado de Marco Giovino, Robert Plant and Patty Griffin (14/10/11) Imagem: Getty Imagens

CHRIS TALBOTT

14/10/2011 10h21

Os membros da Associação Americana de Música amam Buddy Miller, e reafirmaram isto nesta última quinta-feira (14), nomeando-o artista do ano em uma virada sobre o colaborador Robert Plant.


Miller também ganhou como instrumentista do ano, tornando-se o grande vencedor da noite, no Auditório Ryman.

Miller, um amado músico de Nashville, bateu o vocalista do Led Zeppelin como artista do ano que concorria pelas duas co-produções de Plant em “Bands of Joy”, que ganhou como álbum do ano. Esse prêmio vai apenas para Plant, apesar do papel de Miller na cabine de som e como líder de banda.

"Isso não está certo ...," disse Miller, depois de vencer como artista do ano.

Plant ganhou os maiores aplausos da noite, mas o amor por Miller esteve lá do começo ao fim como deveria estar sem nenhuma surpresa. Ele  ganhou ou compartilhou com sua esposa, Julie Miller, 12 Prêmios Americana, incluindo dois troféus como artista do ano; e se apresenta como líder da banda da premiação.

"Eu amo essa premiação, mas acho que deveríamos mudar o nome para Os amigos", brincou Emmylou Harris.

Plant foi abraçado pela comunidade Americana, uma confederação de roqueiros de raíz e folkies rebeldes, quando ganhou o prêmio de álbum do ano por “Raising Sand” com Alison Krauss. Ele reafirmou sua paixão pelo estilo quando lançou "Band of Joy" no ano passado. Com a ajuda de Miller, ele juntou um time de músicos de Nashville e prestou homenagem ao rock’n 'roll das origens, ao blues e à música folk.

Plant e Miller foram os mais indicados da noite juntamente com Elizabeth Cook, com três indicações cada. Paralelo ao seu trabalho com Plant, Miller também se juntou com os guitarristas Bill Frisell, Marc Ribot e Greg Leisz para lançar "Silver Strings Majestic" durante o período de qualificação.

Plant primeiro encontrou Miller durante o concerto Harris em Dublin, na Irlanda.

"Eu vi o músico mais realizado em todo triunfo e beleza e monólogo da ótima música americana que eu já ouvi na minha vida, tudo junto em um cara com um chapéu, e eu estava embasbacado," falou Plant à multidão .

Os dois se encontraram novamente quando Miller se juntou à turnê "Raising Sand" . Plant ofereceu ajuda à "Band of Joy" quando um segundo álbum planejado com Krauss foi cancelado.


"Eu disse que não podemos ir a qualquer lugar sem Buddy Miller," falou Plant, "e eu não quero nunca mais ir a qualquer lugar sem Buddy Miller."

"Harlem Rio Blues", de Justin Townes Earl,  ganhou como música do ano, Mumford & Sons ganhou como artista revelação e os irmãos Avett ganharam como dupla /grupo do ano pela terceira vez.

A Associação Americana de Música entregou prêmios de carreira para Lucinda Williams como compositora,para Gregg Allman por realização, paraJerry Douglas como instrumentalista e para o famoso produtor da Muscle Shoals, Rick Hall, como executivo. O britânico apresentador de rádio Bob Harris foi homenageado por ser um grande pioneiro.

A noite incluiu diversas performances fortes. Harris e Krauss começaram com uma saudação ao10 º aniversário da trilha sonora "O Brother, Where Art Thou?". Eles cantaram "I’ll Fly Away", acompanhados por Miller na guitarra e Don Was no baixo.

Cook e Hayes Carll, os outros dois indicados como artistsa do ano, apresentaram suas canções indicadas ao prêmio de música do ano – Cook cantou "El Camino" e Carll “KMAG YOYO”.“The Civil Wars” foi aplaudido de pé por "Barton Hollow," Williams cantou sua canção mais recente, “Blessed” e Jessica Lea Mayfield cantou "For Today" com The Scott e Seth Avett, que retornou para apresentar "Once and Future Carpenter".

Allman, que passou por um transplante de fígado no ano passado, cantou "Sweet Melissa" após uma pausa de nove semanas nas apresentações.

"Eu estive no hospital por algum tempo, mas eu consegui", disse Allman à multidão.