Topo

Surpresa no Grammy: quem é Skrillex? Conheça o produtor indicado a cinco categorias

O produtor de dubstep e dance music Skrillex - Divulgação
O produtor de dubstep e dance music Skrillex Imagem: Divulgação

MESFIN FEKADU

De Nova York

02/12/2011 17h06

Muita gente ficou surpresa quando o nome de Skrillex foi anunciado na categoria de artista revelação durante a transmissão dos indicados ao Grammy 2012 na última quarta-feira (30) --a entrega do prêmio acontece no dia 12 de fevereiro, em Los Angeles.
 
Um dia depois de ganhar cinco indicações no total, o produtor de dubstep e de dance music de 23 anos ainda está digerindo isso tudo. "Ainda não me caiu a ficha", ele disse por telefone de Manchester, no Reino Unido. "Eu não pensei que tivesse chegado tão longe dessa maneira". 
 
Skrillex é o terceiro artista com mais nomeações nesta edição, junto com Lil Wayne. Kanye West lidera a lista com sete indicações, seguido por Adele, Foo Fighters e Brunos Mars, todos com seis cada.
 
Radicado em Los Angeles, Skrillex --que, na verdade, se chama Sonny Moore-- ficou conhecido ao lançar no ano passado seu EP de música eletrônica "Scary Monsters and Nice Sprites". Ele também é o produtor do novo álbum do Korn, "The Path of Totality", que sairá na semana que vem. No entanto, Skrillex não teve muito sucesso nas paradas de sucesso --ele é mais um artista do underground. 
 
Skrillex enfrentará uma concorrência acirrada na categoria de artista revelação: estão lá a rapper Nicky Minaj, The Band Perry, o "queridinho da crítica" Bon Iver, e J. Cole, protegida de Jay-Z e que levou seu disco de estreia às paradas.
 
Além de reveleção, Skrillex também concorre a melhor gravação dance por "Scary Monsters and Nice Sprites", e por melhor álbum de dance/eletrônica por seu EP de mesmo nome. Em 2010, Lady Gaga ganhou estes prêmios, e em 2011 Rihanna foi a vencedora de melhor gravação dance por "Only Girl (In the World)".
 
Skrillex também terá que lutar com a veterana Robyn, Deadmau5 e o popstar David Guetta. "Tenho muito orgulhoso de onde eu venho", ele disse referindo-se à cena de música eletrônica. "Eu realmente sinto como se representasse alguma coisa e sou parte disso, então é uma honra para mim", completou.
 
O produtor, que também é indicado à melhor gravação remixada (não clássica) e melhor videoclipe, espera que o Grammy dê mais atenção à dance music. "Eu só espero que isso [sua indicação] abra muitas portas nos próximos anos. Não apenas para indicações ao Grammy, mas no geral".