Topo

Música


Paul McCartney paga restauração de piano do século 19 usado por artistas da Motown

O piano de 1877 usado por artistas da Motown que foi restaurado - David Coates/AP
O piano de 1877 usado por artistas da Motown que foi restaurado Imagem: David Coates/AP

30/08/2012 15h52

Um piano danificado Steinway de 1877 usado por artistas da Motown foi restaurado com a ajuda de Paul McCartney, que irá tocar o instrumento no mês que vem.

O museu oficial da Motown afirmou na quarta (30) que o piano madeira nobre será revelado em um evento de caridade no Steinway Hall, em Nova York, no dia 18 de setembro, antes de retornar para Detroit.

O ex-Beatle visitou os estúdios do museu em Detroit no ano passado quando estava na cidade para um show. Quando ele descobriu que o piano não podia ser tocado ele disse aos representantes do museu que queria restaurá-lo.

O instrumento foi então enviado para a empresa Steinway & Sons em Nova York e concertado.

Paul McCartney e o fundador da Motown Berry Gordy tocarão o piano no evento beneficente “Projet: Harmony”, que irá levantar fundos para a instituição.

O piano foi adquirido pela Motown em 1967, quando o estúdio comprou a Golden World Records, que se tornou o Motown Studio B. Ele foi usado por músicos como Stevie Wonder e Marvin Gaye.

O instrumento foi restaurado para permitir gravações profissionais, com todos os seus componentes internos restaurados. A parte externa do piano foi deixada como está para preservar sua autenticidade, enquanto as pernas foram substituídas.