Topo

Duas músicas do Led Zeppelin estão na trilha de série pós-apocalíptica "Revolution"

O cantor Robert Plant (esq.) e o guitarrista Jimmy Page, da banda Led Zeppelin - Reprodução
O cantor Robert Plant (esq.) e o guitarrista Jimmy Page, da banda Led Zeppelin Imagem: Reprodução

12/11/2012 21h04

Quais músicas cabem em uma sociedade pós-apocalíptica? Para o novo drama da NBC "Revolution", que no Brasil está sendo exibido pelo canal de TV por assinatura Cinemax, são "Kashmir" e "Since I've Been loving You". As músicas aparecerão no episódio da próxima semana que vai ao ar nos Estados Unidos no mesmo dia em que o álbum "Celebration Day" e um documentário em DVD serão lançados.

A sinergia corporativa levou ao acordo com a banda de rock que raramente permite o uso de suas músicas em projetos de Hollywood. "Revolution" é produzido em associação com a Warner Bros. Television, e o Led Zeppelin tem um acordo com o braço de publicações do Warner Music Group.

Mas foi Eric Kripke, criador e produtor executivo de "Revolution", que reuniu a série e a banda. Quando a Warner-Chappell Music enviou um e-mail perguntando se os produtores do estúdio estariam interessados em usar músicas do Led Zeppelin, Kripke aproveitou a chance. "A velocidade e o grande entusiasmo com que eu respondi, acho, francamente deixou-os um pouco surpresos", disse o autointitulado "grande fã de Led Zeppelin".

Suas credenciais: entre "Revolution" e "Supernatural", o drama da CW criou, Kripke disse que ele provavelmente usou referências ao Led Zeppelin nos títulos de cerca de 20 episódios. "Revolution", sobre uma família americana lutando com perda súbita de toda a eletricidade da nação e toda a tecnologia que a sustentava, foi em parte inspirado pela música da banda e seu sentido de "aventura mítica", disse ele.

O episódio de "Revolution" com sotaque de Led Zeppelin – nono, de acordo com a programação – vai ao ar na segunda (19), nos EUA. O comercial de "Revolution" com "Kashmir" vai ao ar durante toda esta semana na rede norte-americana NBC, com uma versão ampliada disponível no site da rede. O mesmo episódio deve ir ao ar no Brasil, pelo Cinemax, dentro de cinco semanas.

O projeto "Celebration Day" documenta o show de reunião da banda no 02 Arena, de Londres, em 2007. Os membros originais Page, Plant e John Paul Jones, junto com Jason Bonham, filho do falecido baterista John Bonham, tocaram para homenagear o fundador da Atlantic Records, Ahmet Ertegun.

Para o grupo, que se separou após a morte de John Bonham em 1980, o concerto foi seu primeiro show completo em 27 anos. O documentário, incluindo hits "Whole Lotta Love" e "Stairway To Heaven", foi lançado nos cinemas no mês passado.