Topo

Tony Iommi recebe doutorado honorário na Grã-Bretanha

20/11/2013 09h50

O guitarrista do grupo Black Sabbath, Tony Iommi, recebeu na terça-feira (19) um doutorado honorário em Artes pela universidade britânica de Coventry. Ele disse que é uma "grande honra" receber o doutorado e agradeceu à universidade pela homenagem. "É sensacional. Eu mal posso acreditar", disse o músico.

O grau honorário foi concedido "em reconhecimento por sua contribuição para o mundo da música popular", segundo nota da universidade. A instituição reconhece "seu papel como um dos pais da música heavy metal e seu status como uma das pessoas mais influentes da indústria".

Iommi saiu diretamente da catedral de Coventry --onde foi realizada a formatura-- para Helsinque, na Finlândia, onde se juntou aos demais músicos do Black Sabbath, para a turnê europeia do grupo.

Ao longo de sua carreira, Iommi vendeu 80 milhões de cópias de discos.

Em janeiro de 2012, ele anunciou que estava com linfoma, um tipo de câncer. Desde então, ele vem combatendo a doença, e prometeu aos fãs que vai continuar tocando enquanto conseguir.

Após a formatura, Iommi disse à BBC que está se sentindo bem, e que o Black Sabbath tem feito intervalos de três semanas a cada seis semanas, que ele usa para descansar.

Além de Iommi, o artista plástico George Shaw - que já foi finalista do prestigiado prêmio de artes Turner Prize - também recebeu um doutorado honorário.