Topo

O vírus que usava o perfil de Britney Spears para infectar computadores

O Instagram da cantora Britney Spears - Reprodução
O Instagram da cantora Britney Spears Imagem: Reprodução

09/06/2017 16h31

O perfil no Instagram da cantora pop americana Britney Spears foi usado por hackers para espalhar um vírus entre seus seguidores. A descoberta foi feita pela empresa de segurança Eset, sediada na Eslováquia.

Segundo a companhia, um comentário feito pelos hackers no Instagram da artista escondia um malware. À primeira vista, parecia um spam, mas, na verdade, era um meio de comunicação com computadores previamente infectados.

"O vírus Turla está ativo desde 2014 e tem como alvo principal funcionários do governo, diplomatas e outras autoridades", explica Jean-Ian Boutin, analista da Eset.

Acredita-se que o malware foi criado por um grupo de hackers ligado ao governo russo.

A Eset descobriu um hash rastreável (sequência de bits geradas por um algoritmo de dispersão) escondido dentro do comentário, que continha uma série de caracteres - neste caso, "2kdhuHX" - que levava a um link encurtado "bit.ly".

Essa URL, por sua vez, conectaria o usuário ao servidor em que o malware estava localizado. Para que o link aparecesse para o usuário, seria necessário que seu dispositivo tivesse sido previamente infectado por uma extensão maliciosa do navegador Firefox, ressalva Boutin.

Segundo o especialista, esse tipo de uso das mídias sociais por hackers torna "a vida mais difícil para as empresas de segurança".

"Em primeiro lugar, é difícil distinguir o tráfego malicioso para as mídias sociais do tráfego legítimo", afirmou ele. "Em segundo lugar, dá aos hackers maior flexibilidade tanto em realizar ataques quanto a apagar vestígios", concluiu.

A Eset disse que informou a Mozilla, responsável pelo Firefox, sobre o problema.