Ícone dos 80, banda alemã Alphaville volta com turnê e novo disco
Uma retrospectiva dos grandes sucessos dos anos 1980 não pode deixar de fora a banda alemã Alphaville. Os sons de sintetizadores e teclados e as melodias grudentas eram a marca registrada do grupo da cidade de Münster, que conquistou fãs em todo o mundo com sucessos como "Big in Japan" e "Forever Young".
Depois de se tornar mundialmente famoso no anos 80, o grupo em torno do vocalista Marian Gold foi sumindo ao longo da década de 1990, até praticamente sumir do cenário musical. Agora, 13 anos após o último álbum oficial, os alemães aproveitam o resgate do estilo oitentista e voltam à cena com o disco "Catching Rays On Giant", lançado em novembro de 2010, e preparam turnê pela Alemanha, que começa em março na cidade de Aurich. Um retorno surpreendente e de clara referência aos melhores tempos da banda.
Para Marian Gold, o fato de o grupo ter sido aparentemente esquecido não apenas pela mídia, mas também pelos fãs, não é motivo para desapontamento. Na opinião dele, os discos anteriores do Alphaville foram feitos de forma mais experimental, e talvez por isso não tenham despertado o interesse do grande público.
Um exemplo foi o álbum "Crazy Show", que em 2003 foi divulgado apenas pelo site do Alphaville. Nas rádios, as músicas praticamente não tiveram repercussão. Mesmo sem estar presente na mídia internacional, o Alphaville, como os próprios integrantes lembram, continuou fazendo shows. Foi na estrada que Marian Gold, único remanescente da formação original, escreveu com os novos companheiros as músicas do novo disco.
A ideia era fazer um trabalho que retomasse o estilo musical que marcou a banda na década de 80. Apesar de usar as atuais possibilidades tecnológicas e de produção, o disco preserva os elementos musicais que eram a marca registrada daquela época. Em algumas canções, o grupo fez questão usar os antigos sintetizadores e teclados típicos das baladas pop que embalavam o público há 30 anos.
"Eu nem mesmo estou seguro de que conseguimos alcançar o Zeitgeist atual com o nosso som, mas o que encontramos 100% foi a alma e a identidade musical do Alphaville", destaca o vocalista.
O novo álbum vai ser a base da grande turnê que a banda fará em 2011 pela Alemanha, apesar de a preferência de muitos fãs ainda ser pelos antigos sucessos. O grupo está ciente disso, mas afirma não se tratar de um problema. "Eu me sinto incrivelmente privilegiado nas turnês por poder levar na bagagem alguns hits mundiais, pelos quais as pessoas aguardam ansiosas. Temos então a possibilidade de chegar a elas com os novos sucessos, e isso funciona muito bem", afirma Gold.
Revisão: Alexandre Schossler
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.