Topo

Em turnê pela Europa, Marisa Monte canta o amor com charme e simplicidade

24/04/2013 11h54

No novo disco e na turnê que passa pela Europa, Marisa Monte mantém a linha de exaltar o amor em melodias simples, interpretadas com charme e desenvoltura.

Quem já conhecia "O que você quer saber de verdade", oitavo disco solo da discografia da cantora, lançado no Brasil em 2011, já sabia que a turnê "Verdade, Uma Ilusão" seria a reafirmação de uma tendência adotada pela cantora nos últimos tempos, sem o menor receio: a de arrebanhar multidões de fãs cantando o amor em melodias simples, como as do tempo da Jovem Guarda.

E assim têm sido os concertos que ela vem apresentando na Europa, num giro que começou na Inglaterra, passou pela Alemanha no sábado (20), e segue até Madri, com escalas em Porto, Lisboa e Barcelona.

A turnê pelo exterior, que se estende pelos próximos meses e que, segundo o site da artista, já tem datas em Buenos Aires, Miami e Nova York, será intercalada por algumas apresentações na capital paulista e no interior de São Paulo, sendo que está previsto também a gravação de DVD homônimo no Rio de Janeiro, em maio ou junho, desse mesmo show que percorre agora o Velho Continente.

A banda que acompanha Marisa Monte na Europa é a mesma dos shows realizados no Brasil, em que se destacam o baixista Dadi (que tocou nos Novos Baianos e em A Cor do Som e que é coprodutor do mais recente álbum dela) e três integrantes da Nação Zumbi, anunciados pela cantora como "power-trio de Pernambuco": Pupilo na bateria (ele que já vinha trabalhando com ela desde 2006), Lúcio Maia na guitarra e Dengue no baixo.

Domínio pleno do palco
Marisa domina o palco com uma simplicidade impressionante. Cativa o público apoiada na voz, irresistível ao entoar canções como "Para Ver As Meninas", o samba antológico de Paulinho da Viola, ou "Diariamente", de Nando Reis.

Marisa só fala o indispensável com seu público, o que parece ressaltar ainda mais a força inquestionável de sua presença em cena. Espécie de ícone da feminilidade, ela exerce verdadeiro fascínio especialmente sobre as mulheres, e isso com a maior discrição.

O sucesso de Marisa em sua passagem pela Alemanha na noite de 20 de abril deve voltar a aquecer o interesse dos promotores de shows de música brasileira na região. Ainda que os custos de trazer grandes nomes da música brasileira sejam considerados muito altos, 2013 promete ser fértil em termos de visibilidade para a cultura brasileira. O Brasil é o tema da Feira Internacional do Livro de Frankfurt, em outubro.