Topo

"The Making of Elvis" resgata os 1ºs passos do rei do rock em fotos

Livro traz os primeiros anos da carreira de Elvis Presley - Efe
Livro traz os primeiros anos da carreira de Elvis Presley Imagem: Efe

Alicia García de Francisco

01/04/2013 11h44

Mesmo distante da grande lenda da música que veio a ser posteriormente, Elvis Presley, então com apenas 21 anos, passou a ser seguido pelo fotógrafo Alfred Wertheimer ainda em 1956, quando a fama do "Rei do Rock" ainda não tinha saído de sua terra natal.

Foi o ano da explosão, de seus primeiros topos nas listas de sucesso, de seu primeiro filme e de suas primeiras aparições televisivas; enfim, o ano em que começou a ser formado um mito cujos primeiros passos estão registrados em "The Making of Elvis", uma recompilação do trabalho de Wertheimer publicada pela editora Taschen.

Em uma edição trilingue - inglês, francês e alemão -, de grande formato (31,2 x 44 centímetros) e com 418 páginas, o livro reúne uma seleção das quase três mil fotografias que Wertheimer tirou naquele ano em que seguiu Elvis, além de algumas sacadas em 1958 durante o serviço militar do cantor na Alemanha.

Em 1956, Elvis era um crooner emergente que chegava de Memphis com vontade de devorar o mundo, já que, em novembro do ano anterior, ele tinha sido nomeado como o "artista masculino mais promissor do ano" e, com isso, tinha assinado um contrato com a gravadora RCA Victor por US$ 40 mil, um número escandaloso para a época.

Apesar do prêmio e do contrato, a gravação do primeiro disco de Elvis e sua grande promoção começaram mesmo a partir de janeiro de 1956, justamente quando o fotógrafo alemão Alfred Wertheimer entrou em jogo.

"Elvis o que?", respondeu Wertheimer no momento em que a companhia RCA Victor lhe ofereceu um trabalho para fotografar o jovem artista.