O flamenco conquista seu espaço nos tablados do Brasil
Mais de 300 escolas ensinando a dança, a 11ª edição do Festival Internacional de Flamenco e a visita de grandes nomes como Paco de Lucía e Antonio Canales mostram que o flamenco ganhou o seu lugar no Brasil e que cresce a cada ano.
Sapateados, quejíos (estilo vocal), vestidos de faralaes, gritos de "olé" ao redor de um tablado e alguém vestido de "toureiro". Longe de Múrcia e de Córdoba, um sonoro "obrigado" revela que essa cena acontece no Brasil.
O número de escolas que ensinam a dança aumenta e as apresentações de grandes nomes multiplicam o interesse dos brasileiros, que lotam os teatros e palcos onde os artistas levantam a plateia.
"Os brasileiros se identificam com o flamenco porque é uma música ancestral; tem a ver com as pessoas", explicou à Agência Efe Roberto Monteiro, músico carioca com cabelo comprido ao melhor estilo Camarón e notável sotaque andaluz.
Monteiro começou sua relação com a música flamenca no conservatório brasileiro onde estudava violão e não pôde evitar se deslumbrar: "É que é a música do povo."
A dança, segundo ele, é o que há de mais atrativo para os brasileiros -"especialmente pela percussão"-, e é exatamente com a dança que Irene Alonso encanta o público do carioca.
Ela observa, a partir da sua perspectiva privilegiada sobre as tábuas, que parte do êxito do flamenco no Brasil se deve ao fato de o brasileiro ser um povo "muito musical, que leva a música no corpo".
Além disso, percebeu que nos últimos anos ocorreu uma "história muito interessante" com o flamenco no Brasil, com a abertura de centenas de novas academias e a chegada de grandes professores como Paco de Lucía, que no próximo mês se apresentará no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
A brasileira Tatiana Betancourt, professora, estudante e difusora do flamenco, concorda com Irene que o crescimento desta arte no Brasil é exponencial, especialmente nos últimos anos, "com a facilidade de acesso à internet" permitindo aos amantes do estilo "encontrar os passos das coreografias, a música e as danças".
O encontro de Tatiana com o flamenco aconteceu há 22 anos como um "amor a primeira vista", conforme contou à Efe. Essa relação se consolidou com as visitas da bailaora, nome dado a quem dança a modalidade, ao berço do flamenco na Espanha e a possibilidade de estudar com grandes artistas como Carmen "La Talegona".
Em sua opinião, a aceitação do flamenco por aqui e seu crescimento se deve à personalidade desta cultura musical que "mistura várias culturas".
Testemunha e prova desse crescimento é o site de notícias "Flamenco Brasil", projeto nascido em 2009 para cobrir a necessidade do público de ter acesso à informação sobre esta cultura e colocar em contato as pessoas interessadas em seu desenvolvimento.
O site, que hoje conta com 2.800 usuários únicos por mês, é uma boa mostra do crescimento que teve a arte flamenca nos últimos anos no Brasil, onde cerca de 300 escolas se dedicam exclusivamente a seu ensino e difusão.
Além disso, como reconhece a diretora do "Flamenco Brasil", Luiza Libardi, o interesse dos brasileiros favoreceu ainda mais a troca entre ambos os lados do Atlântico e a consolidação de um flamenco com jeitinho peculiar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.